Invest

Sefaz-SP notifica quase 700 mil proprietários por IPVA atrasado; veja como regularizar a situação

Os débitos abrangem os IPVAs de 2021, 2022, 2023 e, também, de 2024

IPVA atrasado: para regularizar o imposto, o pagamento pode ser realizado pela internet ou nas agências da rede bancária credenciada (Andrew Harrer/Bloomberg News/Bloomberg)

IPVA atrasado: para regularizar o imposto, o pagamento pode ser realizado pela internet ou nas agências da rede bancária credenciada (Andrew Harrer/Bloomberg News/Bloomberg)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora de Finanças

Publicado em 27 de março de 2024 às 16h45.

Última atualização em 27 de março de 2024 às 17h00.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de Paulo (Sefaz-SP) notificou proprietários e responsáveis por veículos com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em atraso. Foram notificadas 639.184 pessoas.

Os débitos somam R$ 675.997.955,26 e abrangem os IPVAs de 2021, 2022, 2023 e, também de 2024 — referentes aos automóveis cujos proprietários não quitaram o imposto integralmente em janeiro ou fevereiro ou não optaram pelo parcelamento.

Como saber se fui notificado?

A notificação ocorreu exclusivamente via Diário Oficial do Estado, na edição de quinta-feira, 21, e traz a identificação do proprietário e do veículo, e os valores do imposto, da multa incidente e dos juros por mora.

A consulta online inserindo CPF/CNPJ ou placa do veículo pode ser feita neste link.

Como regularizar a situação?

Para regularizar o imposto, o pagamento pode ser realizado pela internet ou nas agências da rede bancária credenciada, utilizando o serviço de autoatendimento. Basta informar o número do Renavam do veículo e o ano do débito do IPVA a ser quitado. Há também a opção de pagamento via Pix. Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR Code, que servirá para o pagamento.

O débito não quitado no prazo de 30 dias ou para o qual não for apresentada defesa no mesmo prazo será inscrito em Dívida Ativa e os nomes do proprietário e do responsável solidário, se houver, serão incluídos no Cadin Estadual e na Dívida Ativa do Estado de São Paulo.

A administração do débito inscrito em dívida ativa é transferida à Procuradoria-Geral do Estado, que poderá iniciar o procedimento de execução judicial.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda e Planejamento pelo canal Fale Conosco, no Portal da Sefaz-SP ou nos telefones do call center 0800-0170-110 (chamadas de telefone fixo) e (11) 2930-3750 (exclusivo para chamadas de celular).

Acompanhe tudo sobre:IPVACarroscarros-usadosImpostos

Mais de Invest

Amil e Dasa recebem aval do Cade para criarem rede de hospitais e clínicas

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Fundador do Telegram anuncia lucro líquido pela primeira vez em 2024

Banco Central fará leilão à vista de até US$ 3 bi na quinta-feira