Minhas Finanças

Santander rebaixa recomendação para ações do JBS-Friboi

IPO da subsidiária americana e baixa demanda por carnes nos EUA levaram banco a retirar sua indicação de compra para os papéis

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

O banco Santander retirou sua recomendação de compra para as ações do frigorífico JBS-Friboi (JBSS3). Em sua avaliação, o comportamento dos papéis daqui pra frente deverá ser incerto, devido ao lento crescimento da demanda por carne bovina e suína nos Estados Unidos e à abertura de capital da subsidiária americana JBS USA Holdings.

Segundo informações da Bloomberg, o analista do Santander, Alexander Robarts, divulgou nota afirmando que a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da JBS USA Holdings na Bolsa de Nova York provavelmente levará à aquisição de uma rival, "deixando em aberto a questão do comportamento dos preços (das ações)". A expectativa do mercado é de que a operação renda ao frigorífico até 2 bilhões de dólares.

Robarts destaca, ainda, que a demanda por carnes nos Estados Unidos tem passado por período de "abrandamento". A perda de fôlego tem sido parcialmente compensada pelos ganho de sinergia obtidos com a aquisição da Smithfield Beef, em outubro de 2008. "Houve recuperação dos preços após a baixa no primeiro trimestre, mas ainda operam em níveis inferiores aos de 2008, o que levará provavelmente a margens mais estreitas para a companhia", escreveu o analista

As ações ordinárias da JBS (JBSS3, com direito a voto) fecharam a terça-feira em queda de 3,10%, a 7,19 reais. O Ibovespa, por sua vez, encerrou o dia em queda de 1,88%, aos 55.761 pontos.

BDRs
Na última sexta-feira (07/08), a JBS USA Holdings solicitou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o pedido de registro de oferta pública primária e secundária de Brazilian Depositary Receipts (BDRs, papéis que representam ações de empresas estrangeiras no Brasil). A operação deverá ser realizada em conjunto com o IPO da empresa, nos Estados Unidos. No final de julho, a companhia já havia submetido à Securities and Exchange Commission (SEC, órgão americano semelhante à CVM) o pedido de oferta pública inicial de ações na Bolsa de Nova York. A JBS ainda aguarda o aval da SEC e dos órgãos brasileiros CVM e BM&FBovespa.

Aquisição
A JBS-Friboi concluiu, em outubro de 2008, a compra Smithfield Beef e de suas operações de confinamento conhecidas como Five Rivers por 565 milhões de dólares. "A integração destas aquisições somada às unidades já existentes da JBS nos Estados Unidos proporciona a companhia a oportunidade para continuar reduzindo custos e implementando sinergias que agregarão valor tanto para seus fornecedores quanto para seus clientes", disse a empresa quando a aquisição foi anunciada.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Endividamento das famílias brasileiras cai para 78,5% em julho

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Veja quem deve pagar o licenciamento obrigatório no mês de agosto em SP

Mais na Exame