Invest

Samsung firma acordo com o Procon e dará carregador do Galaxy S21

Os consumidores deverão solicitar o carregador do celular no período de pré-venda até o dia 7 de março

Acordo entre o Procon-SP e a Samsung: Oo acessório será entregue pela Samsung em até 30 dias corridos, contando a partir do dia da solicitação (Lucas Agrela/Exame)

Acordo entre o Procon-SP e a Samsung: Oo acessório será entregue pela Samsung em até 30 dias corridos, contando a partir do dia da solicitação (Lucas Agrela/Exame)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 10 de fevereiro de 2021 às 10h28.

O Procon-SP e a Samsung assinaram um termo de compromisso voluntário para que seja disponibilizado, sem custo, um carregador ao consumidor que comprar o celular e solicitar o acessório, durante a pré-venda de qualquer modelo de smartphones da linha Galaxy S21. Segundo o Procon, o acerto entre as partes vale apenas para o Brasil, em outros países a empresa manterá a forma de comercialização sem o fornecimento do acessório.

O carregador gratuito é válido para os consumidores que comprarem o modelo durante o período da pré-venda do aparelho, entre os dias 9 de fevereiro e  7 de março. O pedido é feito pelo site da Samsung  (www.samsungaparavoce.com.br). O acessório será entregue pela Samsung em até 30 dias corridos, contando a partir do dia da solicitação.

Em nota, Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP, afirmou que trata-se de um acordo histórico. “O acordo é válido somente para o Brasil, que sai na frente do mundo inteiro e que em março deverá ser transformado em acordo definitivo, já que não existe uma justificativa de caráter ambiental para esse tipo de procedimento.” Ele disse ainda que se existe a preocupação ambiental, o Procon-SP irá exigir a adoção de políticas de logística reversa a todos os fabricantes de eletrodomésticos e também montadoras de automóveis e celulares. “Esta será a próxima etapa.”

Caso da Apple

Sobre o caso da Apple, que anunciou a venda de  IPhone sem o carregador, o Procon-SP afirma que já notificou a companhia para que ela explicasse a situação. Em resposta, a empresa informou que como já existem muitos desses dispositivos no mundo, em geral, os novos não são utilizados e que a decisão teve como objetivo ajudar a reduzir a emissão de carbono e lixo eletrônico.

Entretanto, o órgão de defesa do consumidor, disse que a a Apple não demonstrou em sua resposta que o uso de acessórios antigos não possa comprometer o processo de carregamento e segurança do procedimento, tampouco que o uso de carregadores de terceiros não será usado como recusa para eventual reparo do produto durante a garantia legal ou contratual.

“Apesar de informar que, ao retirar os carregadores da caixa, promoveria redução da emissão de carbono, de mineração e uso de materiais preciosos, a empresa não demonstrou esse ganho ambiental”, disse o Procon. O empresa está sendo analisada  pela diretoria de fiscalização do Procon-SP.

Acompanhe tudo sobre:CelularesConsumidoresGalaxyProcon

Mais de Invest

Klabin distribui R$ 1,11 bi em dividendos e emite novas ações

Stellantis vai levar minicarro elétrico da Fiat aos EUA após fala de Trump

Lenda dos investimentos compara Oriente Médio ao Vale do Silício

Coisas estranhas em Wall Street: séries podem derrubar ações da Netflix