Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.
A cotação do ouro vem surpreendendo o mercado ao quebrar diversos recordes nas últimas semanas. No Brasil, há duas formas de investir no metal:
1 - Bolsa: É possível negociar contratos futuros de ouro na BM&F. Para isso, o investidor precisa ter o cadastro em uma corretora. A vantagem nesse caso é que o investidor não precisa efetivamente receber as barras - pode apenas negociar os contratos e manter o metal sob os cuidados de um custodiante. Por outro lado, os contratos de mais liquidez são os de 250 gramas - o que exige um investimento mínimo de 15.600 reais, pela cotação atual.
2 - Barras: O investimento também pode ser feito no chamado mercado de balcão - comprando as barras efetivamente em corretoras especializadas. A vantagem é que não há exigência de investimento mínimo - teoricamente o investidor pode comprar apenas um grama de ouro, algo que hoje sairia por cerca de 62 reais. O problema é que, normalmente, o ouro comprado no balcão tem entrega física - a pessoa precisa se preocupar com a segurança do produto que acabou de comprar.