Invest

R$ 12 bilhões do FGTS emergencial não foram sacados em 2020

Os valores referem-se a recursos que não foram movimentados nas contas poupanças sociais digitais disponibilizadas aos trabalhadores

FGTS: trabalhadores poderiam sacar até 1.045 reais da conta no ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

FGTS: trabalhadores poderiam sacar até 1.045 reais da conta no ano passado (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 6 de janeiro de 2021 às 14h47.

Última atualização em 6 de janeiro de 2021 às 15h07.

A Caixa anunciou nesta quarta-feira, 6, que realizou o pagamento de 36,5 bilhões de reais do saque emergencial FGTS para mais de 51,1 milhões de trabalhadores, que receberam automaticamente o recurso ou solicitaram o crédito pelo App FGTS até o dia 31 de dezembro. 

Dos 36,5 bilhões de reais creditados, o banco registrou o retorno de 12 bilhões de reais para as contas do FGTS. Os valores referem-se a recursos que não foram movimentados nas contas poupanças sociais digitais. 

Segundo a Caixa, cerca de 19 milhões de trabalhadores preferiram não utilizar esses recursos e tiveram os valores retornados às suas contas de FGTS, devidamente corrigidos.

Conheça 10 investimentos recomendados para 2021 com o relatório gratuito do BTG Pactual digital

Outros 400.000 trabalhadores registraram o pedido formal de desfazimento de créditos automáticos realizados pela Caixa, totalizando 300 milhões de reais também retornados ao FGTS por esse motivo.

A liberação do saque emergencial FGTS teve início em junho de 2020, com base na Medida Provisória 946/20, que estabeleceu o valor de até 1.045 reais por trabalhador, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas no FGTS.

O banco divulgou ainda que o aplicativo FGTS teve mais de 45 milhões de downloads durante o período de pagamento. O site fgts.caixa.gov.br recebeu 85,7 milhões de visitas, o internet banking Caixa 51,1 milhões e a central telefônica exclusiva registrou mais de 88,6 milhões de ligações.

Acompanhe tudo sobre:Caixacedulas-de-dinheirocontas-inativas-do-fgts

Mais de Invest

Salesforce vai mudar de nome? CEO diz que foco é IA, não mais nuvem

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações