- 1. Luxo sob medida
1 /8(Ferrari/Divulgação)
São Paulo – Não é difícil comprar no Brasil um carro por menos de 30.000 reais. Para os que optam (e podem pagar) pelo luxo, porém, esse valor serve apenas para comprar alguns itens opcionais não tão úteis, como um escapamento importado. “Hoje existem muitas opções de acessórios, mas não há um que seja o mais pedido”, afirma Willy Leandrini, sócio da Leandrini, loja de equipamentos e acessórios em São Paulo. Os apaixonados com alguns milhares de reais no bolso não medem esforços para deixar os carros com a cara do dono. Conheça nas próximas páginas algumas das modificações mais comuns e saiba quanto custa equipar um modelo top de linha.
2. Escapamentos especiais dão potência e estilo 2 /8(Divulgação / Leandrini)
Há modelos de escapamento dos mais variados valores. Segundo Willy Leandrini, é possível encontrar opções por cerca de 7.000 reais para alguns veículos. A troca de escapamento facilita a aceleração de duas maneiras. Em primeiro lugar, os equipamentos são bem mais leves que os originais de fábrica. A lógica é a mesma de um carro de Fórmula 1, nos quais as equipes trabalham para diminuir cada vez mais o peso. Afinal, quanto mais leve é um veículo, mais veloz ele pode ser. Em segundo lugar, os escapamentos adicionam potência aos veículos. Com a combinação de mais potência e menos peso, o carro continua alcançando as mesmas velocidades máximas, mas em menos tempo. O modelo da foto foi colocado num Porsche Panamera e custa cerca de 19.000 reais.
3. Rodas de materiais modernos têm regras especiais para troca 3 /8(Divulgação / Leandrini)
Mudar as rodas do carro também é uma personalização bastante comum. Existem diversos modelos com preços variados. Os da foto, feitos de alumínio forjado, são da marca Vellano. O conjunto custa 40.000 reais. Um carro pode sim ter o aro da roda com um tamanho diferente do original. A regra determina, porém, que o diâmetro total da roda e do pneu somados não mude. Ou seja: se a roda original for trocada por uma de aro maior, o pneu utilizado deve ter a espessura reduzida proporcionalmente. Os modelos de pneus também diferem muito no preço. Há opções de 300 reais até 3.000 reais. As funcionalidades também são diferentes. Um pneu dos mais modernos é o com o sistema run-flat, que permite que o carro rode cerca de 80 quilômetros mesmo que ele furado. É possível encontrar opções com a tecnologia por volta de 1.500 reais.
4. Lataria envelopada 4 /8(Divulgação / Leandrini)
Carro fosco está na moda. Em veículos pequenos e mais simples, o envelopamento preto, o mais comum, custa cerca de 1.000 reais. Mas há opções mais refinadas. O veículo da foto, uma Mercedes C55 AMG, foi envelopado com fibra de carbono, um trabalho que custa 6.900 reais. Dependendo do que for feito, é preciso prestar atenção na documentação. Se o carro tiver originalmente outra cor e for envelopado de preto, por exemplo, é preciso alterar essa informação no documento.
5. Detalhes cromados 5 /8(Divulgação / Leandrini)
É possível ter um carro com frisos que parecem verdadeiras joias de prata. A pintura dos detalhes também é uma modificação das mais pedidas pelos donos de carros de luxo. Pintar os detalhes de um carro como o da foto custa 3.900 reais.
6. Bonito por dentro 6 /8(Divulgação / Leandrini)
Alguns carros como Mercedes, Ferrari, Maserati e Porsche (foto) podem passar por uma personalização da parte interna já de fábrica. As cores e os materiais são escolhidos de acordo com a personalidade do cliente. Para outros modelos de veículo, porém, é possível personalizar o interior de acordo com o gosto pessoal. O couro, material mais utilizado no serviço, pode “encapar” os bancos de um carro se o dono tiver cerca de 3.000 reais.
7. Para reluzir com estilo 7 /8(Divulgação / Leandrini)
Luz de freio, farol e seta também podem ter estilo. Trocar o acabamento do jogo de luzes de um carro também é uma modificação comum entre os amantes da velocidade. Num carro como a Ferrari 599 GTB da foto, o jogo de lanterna pode custar cerca de 17.000 reais.
8. Luzes, câmeras, ação! 8 /8(Divulgação / Leandrini)
Parece cinema, mas é só um carro. A Ferrari F430 da foto foi equipada com o visor que exibe GPS, televisão, DVD e câmera de ré. Tudo foi embutido num console de couro, com costura combinando com o revestimento do banco. O preço? 16.000 reais.