Minhas Finanças

Táxi ou carro alugado? Veja os custos

Com tarifas a partir de 5,90 reais/hora, aluguel pode ser alternativa no dia do rodízio, para fazer test drives ou para um jantar especial

Clientes alugam carros de luxo para jantares especiais e para passear pela cidade (Jaguar/Divulgação)

Clientes alugam carros de luxo para jantares especiais e para passear pela cidade (Jaguar/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2012 às 14h24.

São Paulo - Com custos mais acessíveis, os aluguéis de carros deixam de ser um serviço procurado apenas em viagens e têm se mostrado bastante úteis também no dia a dia. Com a opção de alugar um veículo por 5,90 reais/hora, ou por 68 reais a diária, os aluguéis têm sido buscados por clientes que querem gastar menos dinheiro com táxi ou que não podem ficar sem carro em um dia de rodízio, por exemplo.

Os valores do aluguel podem variar muito de acordo com a locadora e com o modelo do carro. O aluguel de um Celta, ou carro similar pode custar desde 68 reais, na Rental Line, até 95,37 reais na Hertz, que inclui um seguro mais completo. No site CarroAluguel.com é possível pesquisar os valores de aluguel disponíveis para a data buscada em 44 locadoras diferentes, em 144 cidades.

Confira a seguir algumas vantagens de alugar um carro no dia a dia e também outros usos menos óbvios do aluguel.

Alternativa econômica no dia do rodízio

William Rocha, gerente de marketing da Movida Rent a Car conta que cada vez mais clientes têm alugado carros para utilizar no dia do rodízio. “O gasto que uma pessoa tem para ir e voltar da zona sul à zona norte de São Paulo com táxi, pode chegar a mais de 200 reais. Com uma locação diária de 85 reais, além de economizar com o táxi, o cliente ainda tem a comodidade de poder usar o carro a hora que quiser”, explica.

Rocha diz que alguns clientes, inclusive, têm passado a alugar carro no dia do rodízio toda semana. “Eles já incorporaram o aluguel à rotina, toda semana alugam, aí um colega ou um familiar os deixa na loja de manhã, eles pegam o carro e devolvem no dia seguinte”, diz.

Ao alugar o carro com frequência, também há a vantagem de acumular pontos em programas de fidelidade em algumas locadoras. Na Movida, por exemplo, o cliente pode ganhar até 600 pontos por locação no programa Multiplus e trocar por descontos em companhias aéreas, hotéis, lojas e supermercados credenciados ao programa, ou ainda pode usar os pontos acumulados para pagar um novo aluguel. O carro mais básico pode ser alugado com 5.200 pontos na Movida.


Aluguel por hora pode substituir o uso do táxi

Alugando um carro por hora, é possível gastar menos com a reserva do que com uma corrida de táxi. A primeira empresa de compartilhamentos da América Latina, a Zazcar, permite que um cliente tenha acesso por uma hora ou dia a carros que ficam em estacionamentos 24h, em vários pontos da cidade, com um cartão chamado Zazcard.

Depois de se cadastrar por telefone ou na internet, o cliente pode retirar o cartão em 24 horas e fazer a reserva pelo site ou na central de atendimento. Em horários alternativos, como nas madrugadas, o valor mínimo da hora de aluguel é de 5,90 reais, que vale para um carro básico, sem ar condicionado e direção hidráulica. Durante a semana, das 7h às 20h, o valor mínimo da hora sobe para 14,90 reais.

O combustível é pago pela empresa e o seguro também é incluído. Se for preciso abastecer, é só utilizar o cartão de combustível encontrado no computador de bordo do carro. Caso o cartão não seja aceito, a empresa faz o reembolso mediante recibo.
 

Se os pontos de devolução e retirada do carro coincidirem com os caminhos percorridos pelo motorista, é possível economizar muito alugando o carro em vez de pagar um táxi. Para ir até o aeroporto em uma viagem, por exemplo, o aluguel pode ser vantajoso. “Esse modelo já é muito consolidado em outros países e nós queremos que se torne consolidado aqui também”, explica o head de marketing da Zazcar, Felipe Portugal.

Em outros países, algumas pessoas já abrem mão de ter um carro e viram adeptos do modelo de compartilhamento, principalmente porque é possível ter um carro sempre à disposição sem arcar com os custos fixos de um veículo, como IPVA, reparos, revisões e outros.


Melhor opção para o test drive
 
Alugar um carro para testá-lo pode ser muito mais interessante do que um test drive em muitos aspectos. O primeiro deles é que ao alugar um carro evita-se que o vendedor fique no banco ao lado influenciando a percepção sobre o veículo. O segundo motivo é que ao ficar mais do que alguns minutos com o carro, é possível ver defeitos ou características indesejáveis do veículo imperceptíveis à primeira vista.

Alugando o carro por uma semana, por exemplo, é possível perceber qual é o real consumo de combustível do modelo, se o carro é compatível o tamanho da garagem, se ele tem estabilidade na estrada, se o sistema de frenagem é eficiente em alta velocidade, se a potência do motor é satisfatória e se ele é confortável depois de horas de direção, evitando assim a compra de um carro que cause arrependimentos.

“Ficando uma semana com o carro, é possível ver se cabem as coisas que a pessoa transporta no dia a dia, por exemplo. Muita gente tem alugado carros para fazer isso. O Novo Uno, por exemplo, é um carro que foi muito alugado para teste”, diz a diretora estratégica da Movida Rent a Car, Lucila Castro.
 
Economia em viagens, acomodação de mais pessoas e mais segurança
 
Alugar o carro para uma viagem de final de semana pode ser útil principalmente em dois casos. O primeiro deles é se o viajante não possui um carro e iria gastar dinheiro com passagens de ônibus. Se ele for viajar com acompanhantes, a divisão do valor do aluguel do carro, da gasolina e do pedágio pode sair mais barata do que o que cada um pagaria individualmente na passagem. Mesmo que uma das pessoas tenha carro, às vezes o veículo pode não comportar todo mundo. Então, o aluguel de um carro maior pode ser uma solução e também uma economia, já que quanto mais pessoas, maior a divisão dos gastos.

O segundo caso em que pode ser vantajoso usar um carro alugado para viajar é se o viajante já tiver um carro, mas o veículo não estiver em boas condições para rodar na estrada ou não estiver coberto por um seguro. Neste caso, o gasto compensa pela prevenção de acidentes e outros prejuízos.


Algumas locadoras possuem pacotes de aluguel para o final de semana, com valores reduzidos. Algumas delas são a Localiza, Movida, Mister Car e a Innova, que oferece uma diária grátis para quem alugar carros no fim de semana.

Alternativa durante a revisão ou reparo do carro

Assim como no caso do rodízio, se o motorista depende muito do uso do carro e tiver que usar táxi durante o dia, vale a pena alugar o carro para economizar dinheiro com as corridas durante o período em que o veículo estiver em uma revisão ou passando por algum reparo.

Mesmo nos casos em que a diária  não representa uma economia, muitas pessoas recorrem ao aluguel pela comodidade de não depender de transporte público, caronas e de táxis. “Muitos clientes que usam o carro para trabalhar não podem ficar um dia sem carro e também há muita gente que não quer usar transporte público”, explica Lucila.

Algumas seguradoras, em caso de danos ou roubo do carro, pagam o aluguel do carro para o cliente. Vale consultar as condições do seguro para aproveitar o benefício.

Carro de luxo para um jantar especial ou para um passeio pela cidade

Além do serviço mas óbvio, de aluguel de limusines e outros carros luxuosos para casamentos, as locadoras têm alugado este tipo de veículo cada vez mais por outros motivos. “Executivos que vêm de outros países e até clientes que querem usar um carro de luxo para um jantar especial ou um passeio pela cidade têm alugado este tipo de carro”, explica Ariela Cesta, que trabalha na presidência da locadora Richcars.

Na Richcars, os valores dos aluguéis variam de 700 reais - valor do aluguel do PT Cruiser -, até 3.000 reais, por um Jaguar ou um Rolls Royce. “Nós temos clientes da classe AA, A e até B que alugam os carros”, diz Ariela.

Para fazer a locação, tanto as locadoras de luxo quanto as convencionais bloqueiam o limite do cartão de crédito do cliente, de acordo com o valor caução determinado para cada carro, e apenas ao final da locação o limite é desbloqueado. Portanto, vale ressaltar que para o aluguel de carros de luxo, o bloqueio pode ser maior e deve-se pesquisar se o limite do cartão é compatível com o valor do caução.

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisAutoindústriaCarrosrenda-pessoalVeículos

Mais de Minhas Finanças

IPVA 2025: RJ libera tabela de valores-base para veículos; veja calendário de pagamento

Bolinhas mais leves e identidade dos ganhadores: Caixa desmente os mitos da Mega da Virada

Calendário do INSS 2025: confira as datas de pagamento no próximo ano