EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 1 de março de 2010 às 10h40.
São Paulo - A Receita Federal liberou nesta segunda-feira (1/3) os programas necessários para a entrega do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) via internet. Para baixar os softwares, basta acessar o site do órgão. O prazo para entrega do documento vai até 30 de abril.
Além do meio virtual, o contribuinte pode também entregar ao fisco a declaração em disquetes, no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, ou através de um formulário de papel, em agências dos Correios, durante o horário de expediente - o custo adicional será de 5 reais.
A partir do ano que vem, a Receita não vai mais aceitar declarações em papel, devido à baixa procura do serviço. Em 2009, por exemplo, apenas 127.000 dos 25 milhões de formulários foram recebidos desta maneira.
Entre aqueles obrigados a declarar o IR, estão as pessoas que alcançaram rendimentos tributáveis acima de 17.215,08 reais no ano passado, os que tiveram rendimentos isentos, não tributáveis ou retidos na fonte acima de 40.000 reais e contribuintes que em dezembro de 2009 possuíam um patrimônio maior que 300.000 reais.
Estão isentos todos os contribuintes com rendimentos ou patrimônio inferiores aos especificados e os que antigamente declaravam apenas por serem sócios de uma empresa, caso também não se enquadrem nas outras regras.
As informações são da Agência Brasil