Minhas Finanças

Previna-se: frio pode esquentar as contas da casa

O uso exagerado ou inadequado de equipamentos – como aquecedores e condicionadores de ar, por exemplo, acaba por ser traduzido em gastos extras

O frio pode ocasionar descontrole nos custos do consumo doméstico (Sxc.hu)

O frio pode ocasionar descontrole nos custos do consumo doméstico (Sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de julho de 2011 às 19h02.

São Paulo - A busca de conforto nos dias frios pode ocasionar um descontrole nos custos do consumo doméstico. O uso exagerado ou inadequado de equipamentos – como aquecedores e condicionadores de ar, por exemplo, acaba por ser traduzido em gastos extras, especialmente com energia.

“Entre as principais práticas dos condôminos estão os banhos demorados (acima de dez minutos), que consomem um grande volume de água e energia elétrica (ou gás), além de prejudicarem a pele. Um erro comum é manter um grande número de aparelhos em stand by, o que, ao contrário do que muitos imaginam, também consome energia”, alerta a Guarida Imóveis.

A administradora, tradicional no mercado gaúcho, dá algumas digas para manter as contas em dia, em especial, durante a estação fria do ano.

• Evite ligar o ferro elétrico nos horários em que muitos aparelhos estejam ligados para não sobrecarregar a rede.

• Reúna toda a roupa que necessita passar antes de ligar o ferro. Passe primeiro os tecidos mais leves, e depois aqueles que exigem que o aparelho esteja mais quente.

• Aproveite o inverno para ajustar a temperatura do refrigerador em frio não muito intenso.

• Durante o dia, abra as janelas e aproveite a luz natural, o que também ajuda a aquecer o ambiente.

• Se vai renovar a pintura das paredes, prefira cores claras, que refletem luz e dispensam o uso de lâmpadas de alta potência.

• Cada ambiente exige diferentes níveis de potência do condicionador de ar. Escolha o aparelho de acordo com a metragem do cômodo e observe se ele possui o selo Procel (garantia que a fabricação do produto obedece Normas ABNT para economia de recursos energéticos).

• Antes de ligar o ar condicionado, feche as janelas e portas.

• Providencie a limpeza de filtros de ar. Além de causar alergias e problemas respiratórios, filtros com sujeira dificultam a passagem do ar e sobrecarregam o motor do condicionador.

• Tire todos os resíduos de alimentos das louças (ajuda a economizar água e evita entupimentos), e ensaboe antes de ligar a torneira elétrica.

• Se utilizar aquecedor de água, observe a existência de vazamentos nas canalizações, pois, além de desperdiçarem água, podem sobrecarregar o aparelho.

• Dê preferência aos modelos de boiler com melhor isolamento do tanque e com dispositivo de controle de temperatura.

• Instale o aquecedor central no local mais próximo dos pontos onde você irá utilizar a água quente, sempre aplicando isolamento térmico em todas as canalizações.

• Só utilize a torneira quente quando houver real necessidade.

Acompanhe tudo sobre:ClimaEletrodomésticosorcamento-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024