Minhas Finanças

Ponto Frio é posto à venda e ações disparam mais de 20%

Empresa já contratou um banco para assessorar as negociações

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A notícia de que o Ponto Frio foi oficialmente posto à venda neste final de semana está movimentando as ações da Globex, controladora da varejista, nesta segunda-feira na Bovespa. Às 10h44, os papéis (GLOB3) disparavam 21,05%, para 6,90 reais.

A companhia enviou um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informando a contratação de uma instituição financeira para assessorar as negociações com potenciais interessados em adquirir o controle da companhia. Segundo os acionistas controladores, até o momento, nenhuma proposta concreta foi recebida, mas no mercado comenta-se que Wal-Mart, Pão de Açúcar, Elektra e Lojas Americanas podem ter interesse no negócio.

Não é a primeira vez que o Ponto Frio é colocado à venda. Há quase dez anos, os desentendimentos entre Lily Safra, acionista controladora da varejista, e o ex-presidente do Ponto Frio, Simon Alouan, dificultaram o processo de venda, que acabou emperrado. Agora, especula-se que a empresa tenha registrado fraco desempenho no último trimestre de 2008, o que teria contribuído para a decisão de venda. A Globex deve divulgar seu balanço ainda hoje.

Em janeiro, a rede decidiu vender seus centros de distribuição localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia por 108,9 milhões de reais. O contrato, no entanto, prevê a continuidade da utilização desses centros de distribuição pelo Ponto Frio pelos próximos 180 meses, sendo que o acordo pode ser renovado sucessivas vezes. No ano passado, os controladores da Globex chegaram a informar ao mercado que iriam realizar uma oferta pública para vender de forma pulverizada "parte significativa" de suas ações. O objetivo era incluir a companhia no Novo Mercado da Bovespa. A decisão, no entanto, foi suspensa devido às "condições desfavoráveis dos mercados acionários".

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2757: ninguém acerta as seis dezenas

Como os seguros entram no jogo? Cobertura nas Olimpíadas 2024 vai de lesões até desastre climático

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2757; prêmio acumulado é de R$ 7,1 milhões

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Mais na Exame