Minhas Finanças

Planos de saúde serão reajustados em até 7,69%

Correção vale apenas para os planos individuais e só poderá ser feita a partir da data de aniversário do contrato

Cobranças retroativas só valerão para defasagens de até quatro meses (Stock.xchng)

Cobranças retroativas só valerão para defasagens de até quatro meses (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2011 às 14h03.

São Paulo - Planos de saúde individuais contratados a partir de 1999 poderão ser reajustados em até 7,69% a partir do mês que vem. O percentual, que foi divulgado hoje pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), deverá atingir 8 milhões de consumidores no país.

A correção no valor da mensalidade só poderá ser aplicada a partir da data de aniversário do contrato. Valores retroativos poderão ser cobrados se a defasagem for de até quatro meses. Isso acontece porque as operadoras entraram com pedido de autorização para reajuste nos contratos com aniversário entre maio de 2011 e abril de 2012, mas a ANS só liberou a corração agora. 

Com isso, quem tiver plano com aniversário em maio, por exemplo, receberá a mensalidade de agosto já corrigida, mas acrescida de um adicional retroativo. A ANS orienta os consumidores a observarem nos seus boletos de cobrança se o percentual e o valor absoluto do aumento foram devidamente identificados.

O reajuste não vale para os planos de saúde coletivos oferecidos por empresas e associações. Nesse caso, o valor da mensalidade não sofre regulação porque a ANS entende que há um maior poder de negociação por parte dos contratantes. Por representarem grupos mais numerosos, eles teriam maior poder de barganha na hora de discutir a correção anual com as operadoras de saúde. 

Acompanhe tudo sobre:orcamento-pessoalPlanos de saúdeReajustes de preçosSalários

Mais de Minhas Finanças

Mega Millions sorteia R$ 7,5 bilhões nesta sexta; saiba como apostar na loteria americana

Abono salarial 2024: hoje é o último dia para sacar o PIS/Pasep; veja quem tem direito

IPVA 2025: RJ libera tabela de valores-base para veículos; veja calendário de pagamento