Minhas Finanças

Os 5 passos para alugar um imóvel

O que você precisa saber para escolher a melhor opção e garantir um bom negócio para o bolso e o dia a dia

Primeiro passo é delimitar as áreas de preferência em dois ou três bairros (Divulgação/Imovelweb)

Primeiro passo é delimitar as áreas de preferência em dois ou três bairros (Divulgação/Imovelweb)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2013 às 18h11.

São Paulo - Quem pretende alugar um novo imóvel para morar deve fazer um planejamento minucioso para conseguir o melhor negócio, sem surpresas ou despesas de última hora. Confira a seguir, os 5 passos que irão te ajudar nesse processo:

1- Escolha a localização

O primeiro passo é delimitar as áreas de preferência em dois ou três bairros, para facilitar a pesquisa. Para isso é fundamental verificar as opções de acesso, transporte e serviços essenciais como supermercados, padarias, farmácias, academias e escolas próximas aos locais desejados.

2- Delimite a faixa de preço

Também é importante que o futuro inquilino defina uma faixa de preço de aluguel, incluindo os encargos como IPTU e condomínio, que está disposto a pagar. Roseli Hernandes, diretora comercial da Lello Imóveis, alerta que esse valor não pode comprometer mais do que 30% da renda líquida mensal do interessado. “Esse é o limite ideal para que o inquilino possa arcar tranquilamente com as despesas da locação durante os 30 meses de vigência do contrato”, afirma.

3- Pesquise

Quando tiver o valor definido, realize uma boa pesquisa, pois os valores podem variar bastante. “Há unidades de padrões similares numa mesma rua que possuem preços diferentes, dependendo do estado de conservação ou mesmo da proximidade com terminais de ônibus ou estações de metrô”, explica.

4- Visite o local e vistorie o imóvel

O locatário deve visitar o imóvel antes de alugar e verificar se está tudo em ordem e caso seja necessário, negociar os reparos com o proprietário, através da imobiliária. Antes de assinar o contrato, a imobiliária deve providenciar uma vistoria inicial no imóvel, que descreve as condições do imóvel antes da locação. O inquilino deve também definir com a imobiliária qual garantia se enquadra ao seu perfil. Atualmente as garantias mais utilizadas são: fiador e seguro-fiança.

5- Reúna a documentação

Por fim, o candidato a inquilino deve estar atento à documentação que precisará reunir para efetivar o contrato de locação. Caso seja trabalhador assalariado, serão necessários os três últimos holerites, carteira profissional com registro salarial e atualizações, RG, CPF e cópia do vínculo empregatício anterior. No caso de profissionais liberais é preciso apresentar comprovação de rendimentos compatível à locação.

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveisApartamentosCasasguia-de-imoveisImóveis

Mais de Minhas Finanças

PIS 2025: quem trabalhou em 2024 tem direito ao abono salarial no próximo ano?

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até sexta-feira; veja quem tem direito

Mega da Virada: a um mês do sorteio, saiba como apostar e concorrer ao maior prêmio da loteria

Receita Federal libera consulta ao último lote residual de restituição do IRPF em 2024