Os 10 laboratórios brasileiros de excelência internacional
Veja a seleta lista dos centros de diagnóstico que possuem o selo de excelência do Colégio Americano de Patologistas
Da Redação
Publicado em 26 de outubro de 2012 às 13h16.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h20.
Fundada em 2002 por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Patologia Cirúrgica e Molecular de São Paulo, a Genoa Biotecnologia é especializada em genética molecular. A acreditação da CAP foi conquistada em setembro de 2010. O laboratório é responsável pela realização de exames moleculares de alta complexidade para hospitais e outros laboratórios de primeira linha com uma extensa gama de testes que inclui desde pesquisas de mutações pontuais até sequenciamento de genes inteiros. Hoje a empresa conta com três unidades, dirigidas por 7 pesquisadores PhD, todas situadas em São Paulo.
Com forte presença no Rio de Janeiro, o Laboratório Richet foi criado em 1947 e atualmente conta com seis unidades. O laboratório, que é administrado pela família Richet desde sua criação, se destaca pelo uso de equipamentos modernos, pelo atendimento personalizado e pela realização de exames exclusivos, como o Verify Now, que avalia riscos de infarto e o Septifast Diagnsótico de Sepse, que identifica espécies de fungos e bactérias da doença, que é causadora de graves infecções gerais no organismo. O laboratório atua nas áreas ambulatorial, hospitalar, industrial, farmacêutica e no desenvolvimento de estudos clínicos. Mensalmente, são realizados em média 200.000 exames. A certificação do CAP foi realizada em outubro de 2011.
O Hospital Albert Einstein possui duas acreditações do CAP. Uma delas foi conquistada em 2009 pelo Laboratório de Análises Clínicas. E a outra em 2010, pelo Departamento de Hemoterapia, setor responsável pela coleta e transfusão de sangue. Considerado um dos seis hospitais de excelência do país pelo Ministério da Saúde, o hospital possui outras quatro acreditações internacionais e é um dos principais centros de saúde da América Latina, famoso por atender a pacientes ilustres e por se dedicar à filantropia. O Hospital Israelita Albert Einstein foi inaugurado em 1971 e conta atualmente com 8.655 funcionários. Ele se destaca por oferecer acompanhamento médico para todos os exames e por realizar procedimentos complexos, como ressonância magnética para pacientes claustrofóbicos, rastreamento de anomalias genéticas no feto e histocompatibilidade, para verificar a compatibilidade de transplantes.
O Centro de Diagnóstico Anátomo-Patológico (CEDAP), inaugurado em 1996, é um dos menores laboratórios da lista. Sua atuação se concentra na região de Joinville, em Santa Catarina. A especialidade do laboratório são os exames ginecológicos, entre os quais se destaca o exame colpocitológico, que permite a detecção de lesões pré-malignas e que confere uma grande redução do índice de mortalidade por câncer do colo uterino. O reconhecimento pelo CAP foi obtido em 2000.
Dona das marcas Delboni Auriemo e Lavoisier, a Dasa é a maior rede de medicina diagnóstica da América Latina e a quarta maior do mundo. Com mais de 500 unidades de atendimento, distribuídas em 13 estados e no Distrito Federal, a Dasa é considerada centro de referência para a realização de exames nos principais hospitais e clínicas do Brasil. Atualmente a empresa dispõe de mais de 3.000 tipos de exames laboratoriais e diagnósticos por imagem. Cerca de 2.000 médicos fazem parte da empresa no Brasil e no exterior, além de mais de 18.000 profissionais. Das 26 marcas que compõem o grupo, apenas duas possuem acreditação do CAP: Delboni Auriemo e Lavoisier. A empresa costuma realizar grandes investimentos em tecnologia. Neste ano, por exemplo, foi realizado um investimento de 19 milhões de reais para a aquisição de uma esteira de transporte de distribuição de amostras. Com a maior agilidade no processamento das amostras, os diagnósticos são levados aos médicos em menos tempo, resultando em um tratamento mais rápido dos pacientes.
Com 22 unidades localizadas no estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, o laboratório Fleury oferece mais de 3.500 diferentes testes em 37 diferentes áreas da medicina, entre exames de análises clínicas, de imagem e outras especialidades, como raios-X, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e mamografia. O laboratório estreou na Bolsa em dezembro de 2009 e a acreditação pelo CAP ocorreu em 2007. Fundado na década de 1920, o laboratório destaca como um dos seus principais diferenciais o qualificado atendimento aos clientes. Para exames que necessitam de jejum, por exemplo, o laboratório serve cafés da manhã. E os clientes podem solicitar a entrega dos exames pela internet, em casa ou no consultório do médico. E ainda, os check ups completo, bancados por empresas para executivos (com custo de cerca de 2.000 reais), permitem o uso de internet e telefone na área de espera, têm café da manhã incluído, manobrista e a avaliação de retorno pode ser feita por videoconferência.
A Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP realiza os exames da rotina hospitalar e ambulatorial do Complexo HC e também de pacientes provenientes do serviço de convênios/particular. o Hospital das Clínicas é o único da rede pública que possui uma acreditação do CAP. Criada em 1947, a Divisão de Laboratório Central realiza atualmente mais de 7,5 milhões de exames por ano e atua em diversos campos, como biologia molecular, bioquímica clínica, hematologia, citologia, genética, hormônios, imunologia, parasitologia e outros.
No mercado desde 2002, o grupo Laboratórios Clínicos Associados (LCA) contaatualmentecom 12 laboratórios de análises clínica distribuídos emSão Paulo, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.Algumas das marcas do grupo são:Previlab, Leme e Bioclínico.O LCA realiza exames ligados à imunologia, fertilidade e às doenças da tireóide, sendo que todos eles são encaminhados para a sede da empresa em São Paulo para que sejam analisados de acordo com os critérios do CAP. A acreditação foi conquistada em 2003. Entre seus diferenciais, a empresa destaca a comunicação imediata dos resultados críticos dos pacientes aos laboratórios associados e a interface dos equipamentos com a central de dados, evitando erros de transcrição ou digitação dos resultados
O laboratório Santa Luzia, inaugurado em 1974, conta atualmente com 40 unidades. Foi o primeiro laboratório brasileiro a receber o certificado do CAP, em 1999. Um dos maiores diferenciais do Santa Luzia é o seu alto nível de informatização. O laboratório foi um dos primeiros a adotar soluções tecnológicas, na década de 80, e o primeiro a utilizar o equipamento OLA 2500 HS, que é capaz de processar até 1.200 amostras por hora. Outros benefícios trazidos pela informatização foram: a flexibilidade para alterar e moldar o sistema às necessidades dos convênios; a criação de um fluxo de trabalho adaptado aos equipamentos de automação e estrutura física do laboratório; e a integração entre o sistema técnico e o sistema administrativo-financeiro, racionalizando os processos operacionais.