Aposentadoria (Caio Meirelles/Creative Commons)
Talita Abrantes
Publicado em 9 de julho de 2014 às 15h57.
São Paulo – Liberdade, lazer e prazer. Estas são as três palavras mais repetidas pelos brasileiros quando o que está em pauta é a aposentadoria, segundo levantamento da seguradora Aegon.
Agora, para que este tripé se materialize, dinheiro é mais do que necessário. Pelo menos para os mil entrevistados pela seguradora, isso é um fato.
Do total de profissionais e aposentados participantes da pesquisa, 47% afirmam ter um planejamento financeiro para a aposentadoria. Mas apenas 22% têm um plano por escrito.
Com base nisso e em outros critérios, a Aegon colocou o Brasil na segunda posição no ranking que mede o preparo de um povo para a aposentadoria. Ao todo, 15 países participaram do estudo.
O brasileiro também é mais otimista. Segundo o levantamento, 34% dos entrevistados que ainda estão no mercado de trabalho acreditam que manterão um padrão de vida confortável durante os anos da aposentadoria.
Os aposentados discordam. Ao todo, 60% deles não estão confiantes de que manterão um padrão de vida confortável nos próximos anos.