`Mulheres e finanças´ é tema de debate em São Paulo
Mulheres envolvidas no mercado financeiro debatem o livro `Valor feminino´, da psicóloga Andréa Villas Boas
Da Redação
Publicado em 9 de novembro de 2010 às 19h07.
São Paulo - A relação entre as mulheres e as finanças é o foco do bate-papo sobre o livro “Valor Feminino”, da psicóloga e empreendedora Andréa Villas Boas, promovido pela Gradual Investimentos nesta quarta-feira (10), na capital paulista. Além da autora do livro, participam da mesa redonda Fernanda de Lima, CEO da corretora, Cláudia Kodja, gestora de investimentos, e Flavia Possas, economista e mestre em psicologia econômica.
Para mostrar que finanças pessoais também é assunto de mulher, a psicóloga Andréa Villas Boas escreveu “Valor Feminino: desperte a riqueza que há em você”, que trata do tema de maneira acessível e focada no público feminino. O livro aborda aspectos educacionais, culturais e biológicos para discutir a relação da mulher com o dinheiro, com base em uma pesquisa que a autora realizou com 500 homens e mulheres. A conclusão: grande parte das mulheres ainda mostra desinteresse pelo tema finanças e aversão ao risco dos investimentos, seja por falta de informação, seja por uma cultura familiar que nunca as envolveu no assunto.
O interesse pelo tema nasceu da observação da própria autora, investidora que frequentava meios ainda majoritariamente masculinos, como os cursos sobre como investir. Dados oficiais alarmantes também mostram que a relação entre as mulheres e as finanças é delicada: segundo o IBGE, sete em cada dez brasileiras enfrentarão a pobreza em algum momento da vida, e três em cada quatro idosos pobres são do sexo feminino.
O debate desta quarta-feira é promovido pelo Espaço Dela, programa de educação financeira da Gradual Investimentos voltado para as mulheres. Para participar, é preciso mandar um email para participe@espacodela.com.br, com nome, email e telefone. A entrada é gratuita.
Serviço:
Bate-papo sobre o livro “Valor Feminino”, da psicóloga Andréa Villas Boas.
Quando: 10 de novembro de 2010, às 19 horas.
Onde: Av. Juscelino Kubitschek, 50/Térreo - Itaim Bibi, São Paulo.