Minhas Finanças

Link indica venda de ação preferencial da Aracruz e compra da ordinária

Após VCP comprar ações da família Safra, corretora prevê valorização dos papéis, que disparam 10%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A VCP anunciou nesta quinta-feira que firmou um contrato para comprar 28% do capital votante da Aracruz de propriedade de família Safra. Na visão da corretora Link, isso deve levar a uma valorização de cerca de 20% das ações ordinárias (com direito a voto) da Aracruz até maio ao mesmo tempo em que vai pressionar para baixo a cotação dos papéis preferenciais (sem direito a voto).

"Boa notícia para as ações ARCZ3 [as ordinárias], que tem direito de preferência e devem se aproximar ainda mais do valor de 14,56 reais, valor presente do que será oferecido aos acionistas ordinários", defendeu.

Em um dia de forte oscilação na Bovespa, as ações ordinárias da Aracruz disparavam 10,48% às 17h07, negociadas a 13,91 reais, enquanto as preferenciais caíam 5,56%, cotadas a 1,36 reais. Os papéis da VCP também tropeçavam, sofrendo desvalorização de 6,07%, negociados a 9,13 reais.

A Link acredita que as ações preferenciais da VCP e da Aracruz foram penalizadas pelo anúncio porque "o mercado não viu bem esta operação, e a demora para a conclusão com os Safra ainda dava uma expectativa de que não vingasse".

Recomendações

Quando acertou a compra da participação da família Lorentzen no início deste ano, a VCP aceitou pagar pelas ações o mesmo preço acertado em acordo fechado em meados de 2008. No entanto, as ações da Aracruz foram bastante penalizadas pela alta do dólar a partir de setembro, quando foi divulgada uma exposição bilionária a derivativos cambiais.

A família Safra tinha direito de preferência de vender seus papéis pelo mesmo preço acertado com os Lorentzen - o que acabou sendo um excelente negócio, segundo a Link. O próximo passo deverá ser uma oferta de recompra das ações ordinárias da Aracruz e a troca dos papéis preferenciais da empresa pelos da VCP. Os minoritários da Aracruz, majoritariamente detentores de ações preferenciais, no entanto, vão receber muito menos por seus papéis que as famílias Safra e Lorentzen.

Isso também sustenta a recomendação da Link de venda das ações preferenciais e compra das ordinárias. "Imaginamos que novamente a oferta será mal vista pelo mercado. No longo prazo a fusão tem tudo para ser positiva, isto é, claro, se conseguir sair dos grandes financiamentos no qual teve que entrar para realizar esta compra e a renegociação dos derivativos da Aracruz", afirma a Link.

A liquidação da operação deve ocorrer até o fim do mês de abril, de acordo com os termos e condições do contrato.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2757: ninguém acerta as seis dezenas

Como os seguros entram no jogo? Cobertura nas Olimpíadas 2024 vai de lesões até desastre climático

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2757; prêmio acumulado é de R$ 7,1 milhões

Veja o resultado da Mega-Sena concurso 2756; prêmio acumulado é de R$ 2,8 milhões

Mais na Exame