Minhas Finanças

IRPF 2016: Declaração completa ou simplificada?

Guia EXAME.com do Imposto de Renda 2016 mostra como escolher entre a declaração completa ou simplificada


	Guia IRPF 2016 explica como escolher entre o modelo de declaração completo ou simplificado
 (Thinkstock/EXAME.com)

Guia IRPF 2016 explica como escolher entre o modelo de declaração completo ou simplificado (Thinkstock/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de março de 2016 às 12h37.

Enquanto no modelo completo da Declaração de IR, as despesas dedutíveis, como gastos com saúde e educação, são abatidas da base de cálculo do IR (montante sobre o qual é aplicado o imposto) uma por uma, no modelo simplificado é aplicado um desconto de 20% sobre a base de cálculo do IR (limitado ao valor de 16.754,34 reais).

Assim, se em 2015 os gastos que podem ser abatidos da base de cálculo do IR ultrapassaram 20% dos seus rendimentos ou o valor de 16.754,34 reais, vale a pena preencher a declaração completa para pagar menos imposto. Caso contrário, você deve optar pelo modelo simplificado, no qual o abatimento único de 20% - limitado a 16.754,34 reais - substitui todos os gastos dedutíveis.

Declaração de IR completa ou simplificada? Veja qual usar

Se ao abrir o programa IRPF 2016 você importou os dados da declaração anterior, o programa automaticamente optará pelo modelo de declaração usado no ano passado

Mas, caso você tenha iniciado uma nova declaração, o programa automaticamente selecionará o modelo completo, o que pode ser verificado no canto inferior esquerdo da tela, no quadro “Opção pela tributação”, onde a opção “Por deduções legais” estará selecionada. 

Conforme as informações são preenchidas, o quadro “Opção pela tributação” passa a mostrar o valor do imposto a restituir ou do imposto a pagar em cada um dos dois modelos. Assim, é possível observar qual das opções é mais vantajosa para você.

É exatamente nesse quadro que o contribuinte define se a declaração será completa ou simplificada. Se a escolha for pelo modelo completo, basta clicar em "Por deduções legais" e para optar pelo simplificado, basta selecionar a opção "Por desconto simplificado". 

Ir para o próximo passo: Resumo da Declaração.

Esta página faz parte do Guia do IRPF 2016, de EXAME.com, elaborado em parceria com Rodrigo Paixão e Thiago Mirales, sócios da Atlas Tax Consulting. Clique aqui para ver o índice geral do guia.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosLeãoImposto de Renda 2020

Mais de Minhas Finanças

Quanto eu teria hoje se tivesse investido em Embraer no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido na Cogna no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido R$ 1 mil na bolsa no começo do ano?

Mega Sena 2.963: ninguém acerta e prêmio acumula para R$ 63 milhões