IR 2021: saiba como evitar multa de atraso na entrega da declaração
Secretário especial da Receita Federal sugere que o contribuinte entregue no prazo, até amanhã, e então faça as correções necessárias, sem penalidades
Agência Brasil
Publicado em 30 de maio de 2021 às 12h33.
Última atualização em 30 de maio de 2021 às 12h35.
Da Agência Brasil
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), exercício 2020, termina nestasegunda-feira (31). Para evitar o pagamento de multas por atraso, o secretário especial da Receita Federal, José Tostes, sugere que o contribuinte entregue a declaração e depois faça ajustes, correções ou simplificações nas informações que prestou.
Em entrevista ao programa Brasil em Pauta, o secretário buscou tranquilizar os contribuintes sobre eventuais problemas na declaração.
Segundo ele, a Receita dará ao declarante a oportunidade de se autorregularizar. “Nós estaremos enviando ao contribuinte os apontamentos dos problemas identificados na sua declaração e oferecendo, de forma espontânea, a possibilidade de ele fazer essas correções sem qualquer incidência de multas ou penalidades”, afirma.
De acordo com Tostes, o contribuinte que ainda não preencheu a declaração pode contar com duas facilidades oferecidas pela Receita: a declaração pré-preenchida e o assistente virtual. Criado neste ano, o assistente virtual já recebeu mais de 30.000 dúvidas de contribuintes.