Minhas Finanças

IPTU de São Paulo ficará mais caro em 2013

Prefeito Gilberto Kassab reajusta valores do IPTU 2013 em 5,4% e desconto para quem pagar imposto à vista será de 6%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2012 às 17h40.

São Paulo - No ano que vem o IPTU dos imóveis localizados na cidade de São Paulo sofrerão um reajuste médio de 5,4%. O aumento no valor do imposto foi decretado pelo prefeito Gilberto Kassab e a medida foi publicada no Diário Oficial da cidade desta sexta-feira (21). 

O aumento do imposto é um pouco inferior à inflação dos últimos 12 meses, medida pelo IPC-A, do IBGE, que foi de 5,53%. 

Também foi divulgado que o percentual de desconto para quem pagar o IPTU à vista será de 6%. Os prazos de vencimento do pagamento só serão divulgados no início do ano. 

Quem é cadastrado no Programa Nota Fiscal Paulistana e direcionou os créditos para o pagamento do IPTU poderá abater até 100% do imposto municipal. A indicação do imóvel para o uso dos créditos ficou aberta até o dia 30 de novembro. 

Dicas para o pagamento

Tendo dinheiro suficiente para realizar o pagamento à vista, essa é a melhor opção, pois os descontos obtidos podem ser superiores ao rendimento de boa parte das aplicações financeiras.

Caso não seja possível realizar o pagamento à vista, fazer o parcelamento direto com os cobradores é a melhor alternativa. Isso porque no pagamento de impostos, como o IPTU e o IPVA, não são cobrados juros. 

E se não houver condições de quitar o imposto à vista ou honrar o pagamento das parcelas, a última opção seria então a realização de um empréstimo. Nesse caso, o crédito consignado será a opção mais vantajosa pois esse tipo de empréstimo possui os juros mais baixos do mercado. 

Acompanhe tudo sobre:ImóveisImpostosIPTULeãoPrevisões para 2013

Mais de Minhas Finanças

PIS/Pasep 2024 pode ser sacado até sexta-feira; veja quem tem direito

Mega da Virada: a um mês do sorteio, saiba como apostar e concorrer ao maior prêmio da loteria

Receita Federal libera consulta ao último lote residual de restituição do IRPF em 2024

Pix bate novo recorde com 252,1 milhões de transações em um único dia