Invest

IOF sobre transferência ao exterior começa a cair em 2023 e será zerado em 2028

Cronograma de redução gradativa do IOF incidente nas operações de câmbio relativas à transferência de recursos para o exterior e saques

IOF: governo federal formalizou no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29, o cronograma de redução gradativa do IOF (Lee Jae-Won/Reuters)

IOF: governo federal formalizou no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29, o cronograma de redução gradativa do IOF (Lee Jae-Won/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de julho de 2022 às 15h20.

Última atualização em 29 de julho de 2022 às 16h08.

O governo federal formalizou no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira, 29, o cronograma de redução gradativa do IOF incidente nas operações de câmbio relativas à transferência de recursos para o exterior e saques em arranjos de pagamento internacionais. O corte no imposto será feito em seis anos, com início em 2023 até ser zerado em 2028.

A medida, que consta de decreto presidencial, é uma das obrigações que o Brasil precisa cumprir para a adesão ao Código de Liberalização de Capitais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Pelo decreto, a alíquota atual de 6,38% sobre essas operações passará para 5,38% a partir de 2 de janeiro de 2023; para 4,38% a partir de 2 de janeiro de 2024; para 3,38% a partir de 2 de janeiro de 2025; para 2, 38% a partir 2 de janeiro de 2026; para 1,38% a partir 2 de janeiro de 2027; e, por fim, para 0% a partir de 2 de janeiro de 2028.

Acompanhe tudo sobre:DinheiroCâmbioDólarImpostosCarga tributária

Mais de Invest

Mercado está mais cético com corte da Selic em janeiro, aponta pesquisa

Para esse analista, risco da IA estraga festa dos juros mais baixos

Como as bolsas devem reagir às decisões do Fed e do Copom

Certificou, pode voar: quando os ‘carros voadores’ entrarão em operação?