Minhas Finanças

Dúvidas sobre como investir na capitalização?

O professor de finanças do Insper Ricardo Almeida e o consultor financeiro Mauro Calil respondem as perguntas dos internautas a partir desta segunda

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h11.

São Paulo - A partir desta segunda-feira, dia 13/09, o professor de finanças do Insper Ricardo Almeida e o consultor financeiro Mauro Calil respondem as perguntas dos internautas que têm dúvidas sobre como investir na capitalização da Petrobras, seja via compra direta de ações, seja via fundos.

Encaminhe sua pergunta para o endereço seudinheiro_exame@abril.com.br e participe!

Confira as respostas para as dúvidas enviadas até agora:


 

PARA QUEM QUER USAR O FGTS

Nunca fiz nenhuma retirada do FGTS para uma aplicação da Petrobras. Posso fazer isso agora?
(João Flávio F. Almeida)
Não. O FGTS só poderá se usado por quem já comprou ações em 2000 e não se desfez da aplicação. (Ricardo Almeida)

Qual a porcentagem liberada para novos acionistas com FGTS?
(Leandro Neves Silva)
Novos acionistas não poderão usar o FGTS - a manobra só é permitida para quem fez o investimento em 2000 e manteve a aplicação. Neste caso, é permitido comprar 0,342 ação para cada papel existente na carteira. Mas existem restrições: só é possível utilizar até 30% do saldo do FGTS e a quantidade de ações compradas não poderá ultrapassar os investimentos já feitos em papéis da Petrobras. (Ricardo Almeida)

Tenho ações da Petrobras através do uso do FGTS. O banco que administra o fundo irá enviar solicitação para mim informando se tenho interesse em participar? Como posso investir se não tenho mais nenhum valor no FGTS, além das ações?
(Wagner Santos Silva)
Os interessados em aplicar recursos do FGTS na Petrobras devem procurar a mesma instituição em que destinaram os recursos do fundo para a compra de ações em 2000. Será preciso apresentar extrato atualizado do FGTS, que é emitido na Caixa Econômica Federal, além de cópia do RG, CPF e comprovante de residência. No entanto, só há como fazer a reserva dos papéis utilizando os próprios recursos disponíveis na conta do fundo. Portanto, quem está com o saldo zerado não vai poder investir desta forma. (Ricardo Almeida)


PARA QUEM JÁ É ACIONISTA

No processo de capitalização como ficam os detentores de opções de compra? O direito à subscrição pertence ao detentor do ativo (PETR3 ou PETR4) ou ao detentor da opção? Qual o impacto sobre as opções quando o ativo passa a ser negociado?
(Marcelo)
O direito de preferência é do titular do papel e não do titular de opções. Como tratam-se de papéis novos, nada deve ocorrer com os preços das opções já lançadas, que não sua flutuação em relação ao valor do ativo objeto. (Mauro Calil)

Eu invisto na Petrobras há algum tempo, mas no momento não tenho nada. Sempre que investi em ações foi através do fundo de ações da Caixa, no entanto não sei a que ponto posso participar do processo de capitalização. De qualquer forma depois do processo posso adquirir ações no varejo?
(Claiton Cunha Barbosa)
Após a oferta você pode adquirir o papel no mercado secundário (bolsa) pelo valor de negociação em mercado. (Mauro Calil)

A reserva será feita em montante ou em número de ações? Se for em número de ações, como vou fazer a reserva se ainda não foi determinado o preço da ação?
(João Osvaldo Batista)
A reserva será feita em montante e você pode determinar o valor máximo que deseja pagar por ação. (Mauro Calil)

Qual a diferença em investir no fundo de ações ou comprar diretamente as ações? Devo investir no fundo? Quais as vantagens e desvantagens? O rendimento  é o mesmo?
(João Osvaldo Batista)
Via fundo você terá taxa de administração além das taxas normais que o fundo paga para fazer as operações. Não é possível prever se o rendimento é maior ou menor via fundo pois o gestor pode, ou não, fazer movimentações que busquem mais rentabilidade e/ou incorrer em outros tipos de risco. Leia o estatuto do fundo e o prospecto antes de decidir. (Mauro Calil)

Se eu digo que pretendo investir 100.000 reais e pretendo comprar um volume de 50.000 ações, não é o mesmo que dizer que desejo que cada ação saia a 2 reais? Como esses investidores que apresentam suas ofertas mantém uma coerência sobre o seu preço de compra? Ele se estabelece justamente porque quem oferece um bom preço acaba, supostamente, reservando mais?
(Marcos)
O investidor de varejo não tem influência sobre o processo de formação de preço. Portanto faz sua reserva pelo valor que deseja investir podendo ou não limitar o preço final. Por exemplo: 100.000 reais com o valor por ação de até 40 reais. Nesse caso, ele levaria um máximo de 2.500 papéis. Se a oferta sair por 40,01 este investidor não leva nada. Outra alternativa é reservar os 100.000 reais sem limitar o valor do papel. Caso o preço seja 100/ação o investidor levaria 1.000 papéis. (Mauro Calil)

Já sou acionista da Petrobras e gostaria de saber como funciona a reserva de ações. Se eu fizer uma reserva com valor de 27 reais e o preço das ações sair a 26, eu terei que pagar os 27? E se eu fizer com 27 e sair a 28 reais, eu não conseguirei as ações?
(Jossiel Lucas)
No momento da reserva o investidor deve indicar a quantidade de dinheiro que irá investir na oferta. Não há valor mínimo ou máximo para essa aplicação. Também será possível fixar um teto para o valor de cada ação. Se você optar por um limite de 27 reais e a ação sair a 26, por exemplo, você levará todos os papéis a que tem direito por 26 reais cada. Caso tenha assinalado no formulário da reserva que deseja participar das sobras da oferta prioritária, o dinheiro que sobrar será utilizado para esse fim. Do contrário, a corretora irá descontar apenas o valor que corresponder ao número de ações que você subscrever x o preço de cada uma delas. No entanto, se você estabelecer um valor máximo maior que o preço fechado pela Petrobras, seu pedido de reserva será cancelado e os papéis a que você tem direito serão realocados dentro da própria oferta prioritária. Por isso, indicar quanto você pretende gastar na oferta é obrigatório, mas estabelecer o valor máximo por ação não. (Ricardo Almeida)
 
Atualmente, tenho 10 lotes de PETR4. Pretendo exercer a minha preferência e comprar mais 342 ações. A dúvida é a seguinte: sendo empregado da companhia, tenho direito a um desconto de 15% sobre o valor investido. Então, ganharia 15% sobre o valor das 342 ações. Mas será que vale a pena eu me desfazer da posição atual, e tentar comprar tudo (aproximadamente 40.000 reais) na oferta? Assim, o desconto de 15% seria bem maior! Quais seriam os riscos dessa operação?
(Roberto Borges)
Vale a pena. Há a possibilidade de você não conseguir comprar tudo o que quer, mas o risco é baixo porque a oferta é grande e os empregados têm prioridade sobre os não empregados. (Ricardo Almeida)

Tenho ações PETR4 e já fiz o meu pedido de reserva prioritário com participação nas sobras. Posso também fazer outro pedido de reserva na oferta de varejo?
(Alexandre Fonseca)
Sim. Acionistas que desejarem mais papéis poderão fazer a reserva para a oferta de varejo, no período que vai de 13 a 22 de setembro. Neste caso, contudo, eles não terão prioridade: se a demanda for a alta, os papéis serão rateados entre todos os interessados. (Ricardo Almeida)

Qual será porcentagem do direito de subscrição autorizado? Que expectativa de preços para a subscrição ON e PN teremos?
(Guilherme Rodolfo Lamm)
Quem tinha custódia dos papéis no dia 10/09, terá direito a comprar 0,342 ação nova para cada 1 ação já existente. Portanto, a porcentagem de subscrição é de 34,2%. E a expectativa é que os preços sejam próximos ao atuais. (Ricardo Almeida)

Após a oferta, terei redução no número de ações caso não faça mais aquisições?
(Claudio Santos)
Não. Você não vai diminuir o seu número de ações, você irá diminuir sua participação nos lucros, recebendo menos dividendos. A quantidade de ações que você tem continuará a mesma. Portanto, se a cotação subir 10%, você levará 10% sobre cada uma das ações que já tinha na carteira. (Ricardo Almeida)

Tenho um lote de 1.000 ações da Petrobras. Se porventura não executar a compra das ações que tenho direito, minha participação na empresa será diluída?
(Willian Barnet)
Sim. Você receberá menos dividendos, pelo menos no curto prazo. Isso porque a empresa não deve aumentar a divisão dos lucros tão cedo - os investimentos no pré-sal serão grandes e a extração de petróleo só dará retorno no longo prazo. Com a emissão de mais ações no mercado, um lucro mais ou menos igual será repartido entre um número bem maior de papéis. Logo, o valor recebido por cada ação deve diminuir. (Ricardo Almeida)

Porque um pequeno investidor teria interesse em manter a mesma proporção de ações que tinha antes da capitalização?
(Ricardo Pacheco)
Manter a participação possibilita que o investidor participe dos lucros a serem gerados com o pré-sal na mesma proporção que ele já participava anteriormente. (Ricardo Almeida)

Li que para ter prioridade na capitalização, eu deveria ter a custódia no dia 10/9. Mas que teria que ter comprado ações na segunda-feira (06/09), devido ao prazo de 3 dias úteis para transferência de custódia. Estou correto? Outra dúvida: a primeira data de corte seria dia 10/09 e a segunda dia 17/09. Significa que tendo a custódia no dia 17/09 eu também teria prioridade?
(Júlio)
O benefício da prioridade é para quem já tinha os papéis na carteira no dia 10. Como a bolsa demora três dias para registrar a custódia, só entrarão na oferta prioritária os investidores que compraram papéis até o dia 06/09. A segunda data de corte (17/09) define a quantidade de ações que cada um terá direito na oferta prioritária. Como a bolsa registra a custódia com três dias de atraso, o investidor tem até o dia 14 para aumentar ou diminuir a parte que será tomada como referência na concessão do direito de preferência. Isso significa que quem tiver a custódia no dia 17/09 só terá prioridade se tiver registrado a custódia dos papéis também no dia 10/09 tiver mantido algum número de papéis na carteira. (Ricardo Almeida)

Possuo 6.000 ações PETR4 e queria saber quantas ações posso comprar de forma preferencial. Vai existir algum desconto no preço das ações ou vai ser o mesmo preço pago pelo investidor que ainda não é acionista? Posso usar meu homebroker?
(Flávio Kiss)
Multiplique o número de ações que você tem por 34,2% - este é o número das ações a que você terá direito na oferta prioritária. O preço das ações na oferta pública será o mesmo tanto para quem já é acionista quanto para quem não é acionista. A diferença é que quem entrar na oferta prioritária terá garantido o direito de levar os papéis na proporção de 0,342 ação para cada papel existente. Consulte a sua corretora para fazer a reserva, o prazo é do dia 13 ao dia 16 de setembro. (Ricardo Almeida)


 

PARA QUEM NÃO É ACIONISTA

Tenho dinheiro investido em ações da Petrobras. Tenho que vendê-las para investir nas novas ações ofertadas, ou não? O rendimento das atuais ações e das ações novas será o mesmo?
(João Osvaldo Batista)
Não é necessário vender as atuais para investir nas novas ações. Mas será necessário ter dinheiro para comprar as novas. Tanto novas com atuais terão o mesmo rendimento desde que sejam o mesmo papel (PETR3 e/ou PETR4). (Mauro Calil)

O preço de venda das ações para o processo desta capitalização será definido em que momento? Qual é o critério para a definição?
(Luciano Ferreira)
O preço será formado no processo de bookbuilding que pondera volume e valor. O preço final é conhecido por todos de acordo com o cronograma da oferta no dia 24/09, portanto após o encerramento das reservas. (Mauro Calil)

Minha dúvida é: esta oferta é uma boa opção pra mim,como investidor iniciante?
(Diego Milani)
Iniciante ou não, você deve ler o prospecto da operação e ter informações antes de decidir investir. Isto vale para esta operação e para o investimento em qualquer empresa. (Mauro Calil)

Quero comprar ações, mas pelo que entendi eu deveria ter comprado algum papel até o dia 10 para ter prioridade. Estou correto?
(Antonio Moraes)
Só poderão entrar na oferta prioritária aqueles que tiverem adquirido papéis até o dia 06/09. Isso porque a bolsa demora três dias úteis para registrar a custódia dos papéis. Mas quem não puder participar da oferta prioritária poderá participar da capitalização por meio da oferta de varejo. A diferença é que na oferta prioritária os investidores terão garantido o direito de comprar 0,342 ação para cada papel que tiverem na carteira. Na oferta de varejo, o investidor pode levar menos ações do que reservou se a procura for grande e acontecer um eventual rateio dos papéis. (Ricardo Almeida)

Quem não tem ações e quer participar através dos FIA-Petrobras deve aplicar o dinheiro no fundo em qual dia?
(Jorge Dias)
A adesão aos fundos FIA-Petrobras começa no dia 13 e vai até o dia 22 de setembro, o mesmo prazo para a oferta de varejo. (Ricardo Almeida)

Nunca investi em ações mas estou preparado para correr riscos. Eu gostaria de participar da capitalização da Petrobras com o capital de 2.000 reais. O que devo fazer para participar?
(Vinício Balbi)
Você pode participar de duas formas: direta e indiretamente. Se quiser comprar as ações por conta própria, deverá solicitar a reserva dos papéis em uma corretora entre os dias 13 e 22 de setembro. Se quiser aplicar via fundo, criado especificamente para este fim, você poderá procurar o produto em um banco neste mesmo prazo. Para investimentos de até 5.000 reais, os custos dos fundos tendem a ser menores que aqueles cobrados pelas corretoras pelo home broker. (Ricardo Almeida)

Acompanhe tudo sobre:Açõesaplicacoes-financeirasbolsas-de-valoresCapitalização da PetrobrasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleo

Mais de Minhas Finanças

IPVA 2025: RJ libera tabela de valores-base para veículos; veja calendário de pagamento

Bolinhas mais leves e identidade dos ganhadores: Caixa desmente os mitos da Mega da Virada

Calendário do INSS 2025: confira as datas de pagamento no próximo ano

Bolsa Família 2025: veja calendário de pagamento na próximo ano