Minhas Finanças

Devo quitar uma dívida comum ou o financiamento do imóvel?

Internauta tem uma dívida no crédito consignado e um financiamento imobiliário e questiona qual ele deve amortizar primeiro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de outubro de 2014 às 09h36.

Dúvida do internauta: Possuo duas dívidas, um consignado com prazo de cinco anos, com início em dezembro de 2013, taxa de juros de 1,20% ao mês, no valor total de 60 mil reais e parcelas de 1.417 reais. E a outra dívida é um financiamento imobiliário no valor de 231 mil reais, com parcela inicial de 2.260 reais, prazo de 35 anos e taxa de juro de 9,29% ao ano. Qual delas é mais vantajoso amortizar?

Resposta de Ronaldo Gotlib*:

Sem sombra de dúvida a amortização deve incidir sobre o financiamento imobiliário antes, por dois motivos básicos:

O primeiro é que ao quitar esse empréstimo você irá dispor de um patrimônio livre e desimpedido. Assim, além de usufruir livremente do imóvel, você poderá vendê-lo a qualquer momento, em caso de necessidade, ou se você de decidir comprar um novo imóvel.

Sem segundo lugar, o imóvel quitado poderá ainda, em caso de emergência, servir como garantia para a obtenção de um novo empréstimo.

O empréstimo consignado poderá ser quitado em uma outra oportunidade e, em caso você enfrente alguma dificuldade financeira, essa é uma modalidade de empréstimo menos agressiva e que pode ser questionada judicialmente.

Veja no vídeo a seguir como ser mais esperto para não gastar tanto dinheiro:

[videos-abril id="4880cc08cf78efc9f5bcb417ff8b8aec" showtitle="false"]

*Ronaldo Gotlib é consultor financeiro e advogado especializado nas áreas de Direito do Consumidor e Direito do Devedor. Autor dos livros “Dívidas? Tô Fora! – Um Guia para você sair do sufoco”, “Testamento – Como, onde, como e por que fazer”, “Casa Própria ou Causa Própria – A verdade sobre financiamentos habitacionais”, “Guia Jurídico do Mutuário e do candidato a Mutuário”, além de ser responsável pela elaboração do Estatuto de Proteção ao Devedor e ministrar palestras sobre educação financeira.

Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!

Envie suas dúvidas sobre dívidas, empréstimos e financiamentos para seudinheiro_exame@abril.com.br.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-financas-pessoaisaplicacoes-financeirasfinanciamento-de-imoveisDívidas pessoais

Mais de Minhas Finanças

Com inflação acima da meta, como ficam os investimentos em renda fixa?

Falsos sites de Imposto de Renda passam de 60 em primeiro mês da declaração

Concurso 2.995: prêmio da mega-sena acumula e vai a R$ 45 milhões

Mega-Sena: veja o resultado do concurso 2.995; prêmio é de R$ 39,2 milhões