Exame Logo

Degustação

Taça negra Essa é para profissionais A recém-lançada taça preta da marca alemã Spiegelau é item imprescindível para quem deseja fazer uma degustação realmente às cegas. Produzida artesanalmente com vidro soprado, a taça é totalmente negra, evitando assim que se veja o líquido dentro dela. Pode parecer mero detalhe, mas tem muita gente que fica […]

--- []
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h26.

Taça negra

Essa é para profissionais

A recém-lançada taça preta da marca alemã Spiegelau é item imprescindível para quem deseja fazer uma degustação realmente às cegas. Produzida artesanalmente com vidro soprado, a taça é totalmente negra, evitando assim que se veja o líquido dentro dela. Pode parecer mero detalhe, mas tem muita gente que fica completamente desconcertada sem poder ver a cor do vinho -- e aí mal consegue distinguir um tinto de um branco (muito menos o tipo de uva, o produtor...). Alguns críticos torcem o nariz para as taças negras justamente porque elas impedem que se aprecie a cor do líquido -- o que, segundo essa turma, faz parte do ritual da degustação. A taça da Spiegelau tem formato padrão (conhecido como ISO), ideal para qualquer tipo de vinho.
Preço: 81 reais a unidade
Onde:
www.terroirvinhos.com.br

Decanter

Oxigenação máxima

Este kit leva a assinatura da badalada grife francesa L'esprit et le vin. A dupla decanter e aerador tem a função de oxigenar o vinho, ajudando a liberar seus aromas.
Preço: 119,50 dólares
Onde:
www.mistral.com.br

Inovação

Veja também

Um ano em um segundo

A invenção do sommelier francês Franck Thomas transforma o vinho em apenas um segundo. A chave do vinho (Clef du Vin) é um objeto de metal que, em contato com a bebida dentro da taça, faz com que seu sabor se altere rapidamente. Um segundo de contato equivale a um ano de envelhecimento numa adega. A proposta é justamente conhecer o potencial de guarda de cada vinho. O fabricante alerta, porém, que não há mágica: um vinho ruim vai continuar sendo sempre um vinho ruim -- mesmo que mais velhinho.
Preço: 89 euros
Onde:
www.clef-du-vin.com

Vacuvin moderno

Ele até apita

Ninguém precisa jogar fora uma garrafa de vinho que não foi totalmente consumida no jantar. É possível guardá-la na geladeira por (poucos) dias sem arrasar o sabor -- desde que todo o ar seja retirado de dentro da garrafa. Este vacuvin, batizado de Concerto, apita quando todo o ar tiver sido removido. O kit vem ainda com duas rolhas.
Preço: 23,90 dólares
Onde:
www.mistral.com.br

Caneta marcadora

Sem perder a taça

A caneta americana com tinta lavável foi criada para escrever em taças, facilitando a vida de quem participa de degustações. Em vez de usar etiquetas de papel nada charmosas, basta escrever com a caneta. Depois é só lavar as taças que elas estarão limpas de novo.
Preço: 56 reais
Onde:
www.casadoporto.com

Praticidade

Limpeza profunda

Esta esponja maleável, batizada de Decantclean, limpa perfeitamente o interior das garrafas de decantação -- ela se adapta a todo tipo
de formato, retirando a sujeira do fundo com facilidade.
Preço: 15 euros
Onde:
www.autour-du-vin.com

Velas

Merlot no ar

O aroma dos vinhos sai do copo e ganha o ambiente. As velas da grife francesa L'esprit et le vin têm perfume de diferentes cepas: merlot, pinot noir, cabernet sauvignon, chardonnay, sauvignon blanc, riesling. É possível comprar somente uma ou até o kit inteiro, com seis aromas.
Preço: 84,41 reais a unidade
Onde:
www.mistral.com.br

Estojo

Para iniciantes

Aquele seu amigo que está começando a carreira de enófilo vai se encantar com este presente. Uma charmosa lata da Trudeau traz três utensílios básicos para quem quer se tornar um degustador de vinho: saca-rolhas, tampa para espumante e tampa para vinho.
Preço: 59,70 reais
Onde:
www.casaflora.com.br

Saca-rolhas

Três-em-um

O prático saca-rolhas da Screwpull é um ótimo companheiro para todas as horas. Além de saca-rolhas de bolso, este modelo da linha Clássicos tem ainda um corta-cápsulas e um abridor de garrafas. As cores podem fazer a festa dos mais modernos (laranja e vermelho) e também dos mais comportados (azul e preto).
Preço: 87 reais
Onde:
www.screwpull.com.br

Software

Adega virtual

Falta organização em sua adega? O Caves & Vins é um programa de computador que ajuda o enólogo a administrar sua cave, facilitando a organização do acervo e ainda oferecendo informações sobre mais de 35 000 vinhos. Os dados podem ser atualizados regularmente na internet. Preço: 38 euros
Onde:
www.caves-et-vins.com

Caixa de aromas

Teste de nariz

Reconhecer com facilidade diferentes aromas, como couro molhado e compota de pêssego, é o sonho de muitos enófilos. A caixa Le Nez du Vin (O nariz do vinho), com 15 aromas, pode ser um bom treinamento. Ela oferece uma boa variedade dos cheiros encontrados nos vinhos. Há frutas cítricas como abacaxi, aromas mais doces com o de baunilha e até o cheiro de tabaco. Os vidrinhos são numerados e vêm dentro de um estojo de madeira.
Preço: 280 reais
Onde:
www.enotecafasano.com.br

Etiqueta

A taça certa para cada vinho

A taça errada pode arruinar um vinho -- e essa afirmação não tem nada de esnobe. Para obter o máximo da bebida, deve-se dar preferência às taças completamente lisas, transparentes e finas. Elas devem ter uma haste que permita sua manipulação sem a necessidade de tocar no bojo -- o que pode alterar a temperatura da bebida. O tamanho determinará o espaço "respirável", que deve ser escolhido de acordo com o tipo de vinho. Veja os tipos de taça indicados pelos especialistas para cada tipo de vinho:

1 - Tinto de Bordeaux
Deve ser larga e alta, permitindo a máxima expressão da complexidade aromática do vinho. O diâmetro da parte mais alta, junto à borda, deve ser menor que o da parte mais baixa do bojo, concentrando os aromas.

2 - Tinto da Borgonha
A taça para o vinho com alta complexidade aromática (marcada pelas frutas delicadas) deve ser larga em sua porção mais baixa, apresentando um estreitamento abaixo da boca, que volta a ser larga e aberta.

3 - Champanhes e Espumantes
O formato ideal é o da flûte, que mantém a efervescência por mais tempo, permitindo melhor apreciação das bolhas do espumante.

4 - Vinhos brancos
São menores que as taças para tintos. Como os brancos são bebidos em temperaturas mais baixas que a dos tintos, é melhor servir uma quantidade menor de cada vez, evitando que o vinho esquente.

Cursos

Para entender do assunto

Quer dar os primeiros passos? Hoje nas grandes cidades brasileiras existem cursos básicos e outros de nível intermediário. Mas, se você é quase um expert no assunto, fique de olho nas opções que existem no exterior.

Básico
Em São Paulo e no Rio, a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) é a melhor opção. Novas turmas são abertas a cada bimestre. Em São Paulo, o curso tem oito aulas e custa 600 reais. No Rio, as seis aulas saem por 315 reais.
Informações: www.abs-sp.com.br e www.abs-rio.com.br

Avançado
Uma vez ao ano, o badalado Robert Parker comanda uma degustação em Nova York. A de 2007 acontece dia 6 de fevereiro e tem como tema os Bordeaux 2003. O curso custa 625 dólares.
Informações: www.ewswine.com

Profissionalizante
Um charmoso castelo do século 12 entre Valence e Avignon, no sul da França, abriga a Université du Vin (foto). O curso de sommelier profissional dura dez semanas, com 360 horas de aulas teóricas e 120 horas de prática. A próxima turma começa em abril de 2007
e cada vaga custa 4 488 euros.
Informações: www.universite-du-vin.com

Funil chique

Assim é mais facil

Quem já tentou entornar uma garrafa de vinho em um decanter sabe como é difícil cumprir a tarefa sem fazer uma lambança. Por isso, nada melhor que a ajuda de um funil, garantindo que o vinho passe de um recipiente para o outro com toda a tranqüilidade -- e sem respingar em lugar nenhum. Se for de prata, além de prático é chique.
Preço: 220 reais
Onde:
www.grandcru.com.br

Tampa para champanhe

Sem desperdicio

Sim, há quem não beba a garrafa de champanhe de uma só vez. Esta mistura de tampa com rolha foi desenhada para vedar a garrafa e ao mesmo tempo servir o champanhe sem precisar retirá-la. De ácido inoxidável maciço, seu sistema de fechamento por gravidade preserva as bolhas.
Preço: 20 euros
Onde:
www.autour-du-vin.com

Spray tira-manchas

Adeus, sujeira

Sabe aquele respingo de vinho que pode deixar marcas em sua camisa ou vestido predileto? Pois ele está com os dias contados. O spray Wine Away promete tirar as manchas de vinho tinto de qualquer tipo de tecido. Para isso, basta aplicá-lo imediatamente depois do respingo. A solução, promete o fabricante, é imediata.
Preço: 39 reais
Onde:
www.impexco.com.br

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame