Minhas Finanças

Construtora pode continuar a cobrar juros se atrasar a obra?

Especialista responde se a construtora pode manter a cobrança de taxas mesmo após não cumprir o prazo para entrega do imóvel


	Casal com dúvidas: Especialista responde se a construtora pode continuar a cobrar os juros do financiamento após atrasar a entrega do imóvel
 (gpointstudio/Thinkstock)

Casal com dúvidas: Especialista responde se a construtora pode continuar a cobrar os juros do financiamento após atrasar a entrega do imóvel (gpointstudio/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2015 às 06h00.

A construtora pode continuar a cobrar os juros do financiamento após atrasar a entrega do imóvel

Resposta de Marcelo Tapai*

Os juros cobrados durante a obra são legais se o cliente firmou um contrato de empréstimo para a construção do imóvel com o banco.

Apesar de existir uma data para a construtora finalizar a obra e um prazo pelo qual o comprador do imóvel deverá aguardar a entrega da unidade, não há como o mutuário se recusar a pagar os juros, mesmo se a entrega da unidade atrasar.

Como o crédito foi concedido pelo banco em um contrato separado da construção do empreendimento, o comprador pode ficar com o nome sujo ou receber uma ação de cobrança da instituição financeira caso não realize o pagamento. 

O que pode ser feito pelo comprador é entrar com uma ação na Justiça contra a construtora que atrasou a obra e exigir o ressarcimento dos valores pagos durante o período do atraso.

*Marcelo Tapai é advogado especialista em direito imobiliário e sócio do escritório Tapai Advogados. É presidente do Comitê de Habitação da OAB/SP e diretor do Brasilcon (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor)

 

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasConstrutorasdicas-de-financas-pessoaisfinanciamento-de-imoveisguia-de-imoveisImóveisrenda-pessoal

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.797; prêmio é de R$ 8,9 milhões

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 8,5 milhões neste sábado

TRT-SP leiloa 150 imóveis e 40 veículos em dezembro com até 80% de desconto

Proclamação da República: veja o funcionamento dos bancos nesta sexta-feira