Minhas Finanças

Compro Romário! Vendo Bill Gates!

Como funcionam as bolsas de valores virtuais nas quais artistas, jogadores de futebol e magnatas da tecnologia mundial podem ser negociados como se fossem ações. E nesse mercado não há risco de perder dinheiro

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

Comprar ações do Romário. Vender papéis da Giovanna Antonelli. Aplicar num fundo de investimento com a carteira recheada de ações de filmes da Disney. Tudo isso é possível no mundo de aplicações financeiras de mentirinha que funciona nos sites nacionais e estrangeiros de bolsas de valores virtuais. Elas são como as bolsas de valores de verdade. Só que, em vez de comprar e vender ações de empresas, você investe em atores, cantores, jogadores de futebol, empresários, top models. Assim como os papéis de uma empresa lucrativa, as ações de um jogador de futebol artilheiro do campeonato ou de uma estrela de novela de sucesso atraem o interesse dos investidores e se valorizam ou viram pó quando eles caem em desgraça.

Para jogar, ninguém arrisca dinheiro. Cada site tem sua moeda fictícia. Na maioria deles, quem faz as melhores apostas e investe nas ações que mais se valorizam num determinado período ganha prêmios. Por ser entretenimento, alguns internautas não usam a lógica do mercado para fazer as suas escolhas. Há pessoas que acompanham a trajetória de um ator e apostam nele se ele recebe um convite para um programa promissor e tem chance de se valorizar , diz Alexandre Bratt, diretor comercial do Famanet, site brasileiro que tem uma bolsa de celebridades. Mas também há quem compre um determinado artista só porque é fã. MEU DINHEIRO visitou alguns desses endereços para saber como é se divertir neles. Veja os mais interessantes:

FamaNet
(www.famanet.com.br)
Ao se cadastrar na Bolsa de Personalidades, você recebe 100 mil FamaNets (F$) para investir. Uma lista com os preços dos artistas mostra quem pode ser uma boa oportunidade. No site há uma área com notícias sobre os artistas que também ajudam a mantê-lo informado sobre quem pode subir ou cair. Quando foi anunciado que Joana Prado, a Feiticeira, participaria da segunda edição da Casa dos Artistas, do SBT, por exemplo, sua cotação subiu 3% num único dia.

Ol
(www.ole.com.br)
Endereço certo para quem gosta de acompanhar o futebol. Lá os torcedores apostam Cascudos (Ca$) em jogadores e times do Brasil e do exterior e em técnicos brasileiros. Se um time ganha, sua cotação sobe. Se um jogador se machuca, seu preço cai. Mas há aqueles que estão sempre em alta, independentemente de estarem sendo convocados para a seleção ou não. O atacante Romário, por exemplo, está sempre bem cotado. Alex Mineiro, atacante do Atlético Paranaense, valorizou-se 2% em apenas três horas quando garantiu uma vitória do seu time sobre o Fluminense, no ano passado.

Hollywood Stock Exchange
(www.hsx.com)
A Bolsa de Valores de Hollywood negocia ações de atores, atrizes, diretores, candidatos ao Oscar, estúdios e cantores. Além disso, é possível aplicar em fundos de ações de um determinado gênero de filme, como romances ou ficção científica. Há também um link para o site The Trades com análises sobre o mercado de entretenimento.

The Rogue Market
(www.roguemarket.com)
Nesse mercado de figurinhas carimbadas você pode investir em mais de 30 categorias de nomes importantes do mundo: Bill Gates, da Microsoft, e gurus do mercado financeiro, como os megainvestidores Warren Buffett e George Soros, estão entre eles. Há também apresentadores de TV, modelos, estilistas de moda e atletas. Além das cotações, você encontra o volume negociado no dia e as altas e baixas históricas.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Ministério da Justiça realiza leilão de 54 quilos de ouro; veja como participar

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 61 milhões na poupança

Programa Apoio Financeiro: Caixa paga parcela de R$ 1.412 a trabalhadores do RS

Receita libera consulta ao 3º lote de restituição do IR 2024 nesta semana

Mais na Exame