Como evitar que um herdeiro receba parte da herança?
Internauta pergunta como sua avó pode doar a ela seu imóvel para que seus dois filhos não o recebam por herança
Da Redação
Publicado em 11 de agosto de 2014 às 06h00.
Dúvida do internauta: Vivo com a minha avó desde que nasci e sou a única a cuidar dela. Com as minhas economias fiz melhorias noapartamentoonde moramos juntas, que está no nome dela. Gostaria de saber como proceder em vida a passagem do apartamento para o meu nome sem que seus dois filhos tenhamdireito. É um desejo dela passar oimóvelpara o meu nome e os filhos concordam.
Resposta de Rodrigo da Cunha Pereira*:
Para formalizar o desejo da sua avó ainda em vida, ela poderá transferir o apartamento para o seu nome através de uma doação .
No entanto, como ela tem herdeiros necessários (filhos), mas que concordam com esse procedimento, eles devem expressar por escrito a anuência (consentimento) com a doação renunciando ao direito de cada um neste imóvel.
Lembro ainda que uma outra opção seria a realização de um testamento, ato no qual a sua avó poderia destinar 50% de todo o patrimônio para qualquer pessoa, independentemente da aceitação dos herdeiros, desde que ela tenha patrimônio suficiente para resguardar os filhos.
Os 50% do patrimônio são a parte disponível da herança (legítima), parcela que a pessoa pode deixar para quem desejar se assim definir por testamento. Os outros 50%, por lei, devem ser partilhados entre os herdeiros necessários, que além de filhos podem ser os pais ou cônjuges.
Veja no vídeo a seguir se contar com a herança dos pais pode ser um erro:
[videos-abril id="ca70631c19e3548ca4d7520ba22861c6" showtitle="false"]
*Rodrigo da Cunha Pereira é advogado, mestre e doutor em direit civil e presidente do Instituto Brasileiro do Direito da Família (IBDFAM).
Perguntas, críticas e observações em relação a esta resposta? Deixe um comentário abaixo!
Envie suas dúvidas sobre direito de família, herança e doações para seudinheiro_exame@abril.com.br.