Minhas Finanças

Como declarar IR ao comprar um imóvel em conjunto?

Internauta está comprando um apartamento junto com a noiva e pergunta se deve declarar apenas os valores que ele tem pago, ou o valor toral do imóvel


	Segundo especialista, cada um deve declarar no imposto de renda apenas o montante que pagou
 (Divulgação)

Segundo especialista, cada um deve declarar no imposto de renda apenas o montante que pagou (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de fevereiro de 2013 às 16h42.

Dúvida do internauta: Adquiri um apartamento na planta em 2012 e ele ficará pronto somente em 2014. Porém, eu estou comprando o imóvel em conjunto com minha noiva, ou seja, estamos dividindo as parcelas em exatos 50% para cada um. Como devo informar isso na minha declaração de imposto de renda? Devo declarar somente os 50% que estou pagando ou 100% do valor do imóvel?

Resposta de Samir Choaib*:

Nesse caso, você deverá declarar apenas a fração de 50% adquirida em seu nome e sua noiva deverá fazer o mesmo.

Você deverá lançar, na "Declaração de Bens e Direitos", em um item específico aberto para o apartamento adquirido, o somatório das parcelas pagas por você (50% do total), até 31 de dezembro de cada ano. A cada ano, deverá ser acrescido o valor das parcelas pagas no ano (50% do total) ao saldo declarado na declaração do ano anterior. O mesmo raciocínio vale para a sua noiva.

*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. É o atual chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.

Dúvidas, observações ou críticas sobre a resposta acima? Deixe seu comentário abaixo!

Envie outras perguntas sobre imposto de renda para seudinheiro_exame@abril.com.br. As perguntas selecionadas serão respondidas por especialistas.

Acompanhe tudo sobre:ImpostosImposto de Renda 2020

Mais de Minhas Finanças

iFood bate novo recorde diário com mais de 22 milhões de pedidos em um fim de semana

IA já pode fazer compras por você — BB e Visa testam modelo no Brasil

Como freelancers podem organizar o planejamento financeiro?

Qual dívida pagar primeiro? Um guia prático para priorizar as contas