Minhas Finanças

Com Washington Mutual, JPMorgan se torna o maior banco de poupança e crédito dos EUA

Apesar de pouco conhecido fora dos EUA, Washington Mutual era um dos mais populares bancos do país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Fora dos Estados Unidos, o Washington Mutual era um banco quase desconhecido. Com suas operações concentradas em território americano, a instituição contava com pouca representatividade no cenário bancário internacional.

Nos Estados Unidos, entretanto, seu logo amarelo e azul era bastante popular. Com 2207 agências espalhadas por 15 dos 50 estados americanos, o Washington Mutual era o maior banco de poupança e crédito do país. A instituição, fundada em 1889, posicionava-se no mercado como o "banco do dia-a-dia", que tinha o objetivo de realizar os sonhos de todos os americanos. "Somos informais, amigáveis e divertidos. Levamos a sério as necessidades de financiamento de nossos clientes, mas não a nós mesmos", diz o Washington Mutual em seu site.

Com foco em micro, pequenas e médias empresas, além de clientes pessoas físicas, o Washington Mutual foi fortemente atingido pela crise das hipotecas de alto risco (subprime). A instituição era uma das maiores em concessão de crédito imobiliário, contabilizando mais de 150 bilhões de dólares em financiamentos residenciais. Por isso, foi uma das mais atingidas pela inadimplência.

As notícias de agravamento da crise e o rebaixamento da nota de risco da instituição pela Standard & Poor´s no dia 15 de setembro levaram os americanos a sacar 17 bilhões de dólares de suas contas em poucos dias, piorando ainda mais o estado de saúde do banco. Sem conseguir arcar com seus compromissos, o Washington Mutual teve sua falência decretada na noite desta quinta-feira (25/9), tornando-se o maior banco americano a ir à bancarrota. Logo em seguida, entretanto, o JPMorgan Chase anunciou a compra dos ativos, dos depósitos e das obrigações financeiras da instituição por 1,9 bilhão de dólares.

O negócio transfere ao JPMorgan o título de maior banco de poupança e crédito dos Estados Unidos, permitindo à instituição levar sua marca a estados onde ainda não atua - como Geórgia, Idaho, Nevada e Oregon - além de expandir em mercado considerados atraentes, como Califórnia, Flórida e Washington.

Juntos, JPMorgan Chase e Washington Mutual passam a contar com 2 trilhões de dólares em ativos, 905 bilhões de dólares em depósitos e 848 bilhões de dólares em empréstimos, além de 5.410 agências e 14.272 terminais de auto-atendimento distribuídos por 23 estados do país. A integração das instituições, segundo estimativas do próprio JPMorgan, deve se estender até 2010, mas apenas 10% das agências devem ser fechadas.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Lucro de R$ 15,1 bilhões do FGTS será distribuido entre os trabalhadores; veja como consultar saldo

CPF na nota? Nota Fiscal Paulista abre consulta para sorteio de R$ 1 milhão em agosto

Resultado da Mega-Sena concurso 2757: ninguém acerta as seis dezenas

Mais na Exame