Bolsas: a TOV teve sua liquidação decretada pelo Banco Central na quinta-feira da semana passada (thinkstock)
Da Redação
Publicado em 11 de janeiro de 2016 às 17h40.
São Paulo - A BM&FBovespa divulgou comunicado ao mercado informando que o liquidante da TOV Corretora decidiu fazer uma concorrência para escolher outra corretora para assumir os clientes da instituição.
A TOV teve sua liquidação decretada pelo Banco Central (BC) na quinta-feira da semana passada, em virtude de irregularidades envolvendo operações de câmbio vinculadas ao desvio de recursos da Petrobras descobertos na Operação Lava Jato.
O liquidante quer, com isso, obter recursos vendendo a carteira de clientes para outra corretora.
No comunicado, a bolsa diz que o liquidante quer fazer a concorrência para facilitar a transferência dos investidores e por isso quer escolher um participante do mercado autorizado a operar nos ambientes da bolsa, Cetip e Selic.
Segundo o interventor, a TOV tem um grande número de clientes de varejo com custódia na corretora, o que teria “valor econômico atribuível” para um potencial acordo a transferência dos negócios para outra instituição.
O interventor se compromete a transferir no menor prazo possível os cadastros, posições em títulos e derivativos e garantias, além dos saldos dos clientes para a corretora vencedora.
A transferência dependerá, porém, da concordância de cada cliente por meio de e-mail, carta ou por meio do site de homebroker da TOV. Os clientes que não concordarem em ir para o ganhador da concorrência poderão indicar outras corretoras.
As propostas poderão ser apresentadas até quarta-feira, 13 de janeiro, às 17 horas, em envelopes fechados, que serão abertos pelo interventor.
Depois, as instituições ainda poderão fazer ajustes em suas propostas. O vencedor deve ser definido no mesmo dia.
A corretora vencedora receberá um valor adicional de acordo com o número de clientes que ficaram na instituição ou fizerem algum negócio nos 90 dias seguintes ao da transferência.