Minhas Finanças

Cartão pré-pago já pode ser carregado em 8 moedas

Consumidor carrega o cartão com a moeda que vai precisar usar e também pode solicitar a conversão do saldo para outra opção

Cartão pré-pago agora pode ser carregado em até 8 moedas diferentes

Cartão pré-pago agora pode ser carregado em até 8 moedas diferentes

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 11 de outubro de 2011 às 17h01.

São Paulo – Com o recente aumento da alíquota do IOF para 6,38% em compras com cartões de crédito no exterior, a realização de operações financeiras virou assunto entre turistas por todo o país. O uso dos cartões pré-pagos em viagens tornou-se a melhor opção para quem quer evitar surpresas desagradáveis na fatura do cartão de crédito que terá de ser paga.

Seguindo o aumento da demanda por esta opção de porte de dinheiro para fora do país, o mercado dos cartões pré-pagos está cada vez mais disputado. Atualmente, as bandeiras Visa, American Express e Mastercard oferecem a seus clientes opções deste tipo de cartão e, cada vez mais, bancos e operadoras de câmbio se apropriam do sistema e oferecem suas próprias opções de pré-pagos. (Leia aqui como escolher o melhor cartão para suas necessidades)

Estes cartões trazem uma série de vantagens pra brasileiros, como alíquota bem mais baixa do IOF, que é de 0,38% nas operações, além de não fazer do turista um refém de eventuais variações cambiais, já que a troca de moeda é realizada apenas uma vez.

Existem cartões para diversas moedas, das mais tradicionais, como euro e dólar, até o rand sul-africano. Atualmente, o Banco Rendimento, que emite cartões da bandeira Visa Travel Money, conta também com uma opção de cartão pré pago multimoedas.

O plástico pode realizar pagamentos e saques no exterior em dólar americano, euro, libra esterlina, peso argentino, dólar canadense, dólar australiano, dólar neozelandês e franco suíço.

Outros cartões disponíveis para o consumidor brasileiro não são inviáveis no caso de uma viagem para a Argentina, por exemplo. A diferenç a é que o turista que usa o Visa Travel Money não vai precisar fazer o câmbio do real para o dólar e, depois, para o peso. Com apenas uma transação de câmbio, aumenta a chance de que as despesas com a conversão de moeda sejam menores.

O turista que adquirir o cartão realiza seu carregamento normalmente, escolhendo uma moeda específica e usufruindo do câmbio turismo do dia do depósito. Quando desejar, o portador também pode acionar a central de atendimento do Banco Rendimento e solicitar a conversão automática do saldo do cartão para outra moeda.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarEuroMoedasViagensviagens-pessoais

Mais de Minhas Finanças

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024