Minhas Finanças

Câmara aprova MP que cria Cadastro Positivo para crédito

Quem defende a medida provisória espera que ela reduza o chamado spread bancário

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de maio de 2011 às 09h40.

São Paulo - A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira a medida provisória que cria um Cadastro Positivo para a concessão de crédito.

Defensores da medida esperam que ela facilite o acesso a financiamentos e reduza o chamado spread bancário, o custo de captação dos bancos e os juros cobrados dos tomadores finais.

Com a criação do Cadastro Positivo, que ainda terá de ser analisado pelo Senado, as empresas de bancos de dados terão acesso a informações sobre pagamentos em dia realizados por pessoas físicas e jurídicas.

A inclusão no Cadastro, de acordo com informações da Agência Câmara, será feita somente após autorização expressa da pessoa ou empresa. Essa autorização deverá ser feita por documento específico ou de uma cláusula no contrato.

Um item colocado na proposta pelo relator da matéria, deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), diz que as informações do Cadastro Positivo poderão ser compartilhadas por mais de um banco de dados de análise de crédito, desde que também autorizado pelo tomador de empréstimo.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasCréditofinanciamentos-pessoaisLegislação

Mais de Minhas Finanças

Bolsa Família 2025: governo divulga calendário para o próximo ano; veja as datas

Novos negócios e viagens: os gastos de quem ganha mais de US$ 100 mil por ano

Procon abre novo procedimento de fiscalização contra a Enel por falta de energia em SP

Veja como fazer bolão da Mega da Virada 2024