Invest

Caixa irá oferecer serviços bancários em agências dos Correios (e vice-versa)

Estatais assinaram protocolo de intenções para compartilhamento de imóveis. Objetivo é ofertar serviços em municípios onde não haviam unidades de uma das empresas

Caixa e Correios: empresas vão começar a ofertar alguns serviços de ambas nas duas unidades (Eduardo Frazão/Exame)

Caixa e Correios: empresas vão começar a ofertar alguns serviços de ambas nas duas unidades (Eduardo Frazão/Exame)

Rebecca Crepaldi
Rebecca Crepaldi

Repórter de finanças

Publicado em 12 de março de 2024 às 11h07.

Imagina ir aos Correios e aproveitar que já está na agência para consultar o valor do seu Seguro Desemprego? Ou ao contrário, ter ido em uma lotérica da Caixa Econômica Federal e fazer valer a viagem enviando alí mesmo uma encomenda? A partir desta terça-feira, 12, isso será possível com a parceria entre Caixa e Correios.

As estatais se uniram e assinaram um protocolo de intenções que prevê a implementação de soluções para o compartilhamento de suas estruturas, processos e serviços. O objetivo é facilitar o acesso da população a produtos financeiros e postais, principalmente pessoas de baixa renda.

“As duas empresas são elos essenciais entre a população mais carente e as políticas públicas do governo federal. O compartilhamento de espaço e serviços, com uma capilaridade única no país, estimula a inclusão, a bancarização e a cidadania”, afirmou Carlos Vieira, presidente da Caixa.

Além de beneficiarem os consumidores, as empresas também ganham com a parceria na parte de redução de despesas. Ao adotarem a estratégia de compartilhamento de imóveis, tanto a Caixa quanto os Correios impulsionam investimentos em infraestrutura predial por meio da recuperação de propriedades.

“É uma grande satisfação oficializarmos essa parceria inédita, em que Correios e Caixa, como estatais irmãs, se unem para levar mais cidadania para todos os pontos do país, cumprindo uma determinação do presidente Lula”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Quais serviços a população terá acesso?

O atendimento à população para oferta dos serviços de ambas as empresas em ambos os locais, terá cobertura presencial e também online. Segundo informou a Caixa, a parceria prevê que ela monte equipes de atendimento dentro das agências dos Correios. Já nas lotéricas pertencentes ao banco, haverão pontos de atendimento de envios postais. O compartilhamento dos espaços culturais das duas instituições também será objeto de avaliação.

A parceria terá início hoje na unidade dos Correios de Peixe-Boi (PA), por meio de videoconferência no local, onde os clientes do banco poderão contar com atendimento para desbloqueio e atualização cadastral do Caixa Tem, desbloqueio de senhas, consulta e autorização de saque de benefícios sociais além de consultas e orientações sobre o abono do PIS, Seguro Desemprego, FGTS e INSS, dentre outros produtos e serviços.

Atendimento Caixa nos Correios

Com foco em municípios onde não há agências bancárias, a Caixa poderá realizar atendimentos de forma virtual ou presencial, com empregados do banco, utilizando espaços dos Correios. O atendimento da Caixa, compartilhado com os Correios, favorece, principalmente, os beneficiários de programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família.

Ponto de Coleta dos Correios nas lotéricas

As lotéricas poderão oferecer à população a postagem e retirada de encomendas através do chamado “Ponto de Coleta”. A expansão desse modelo de atendimento para as lotéricas beneficiam, principalmente, os clientes de serviços de encomendas. Essa iniciativa aprimora a experiência do cliente, tornando os serviços mais acessíveis e eficientes.

Confira as últimas notícias de Invest:

Acompanhe tudo sobre:CorreiosCaixa

Mais de Invest

SpaceX tenta furar fila de índices antes de IPO trilionário

Veja opções para ganhar acima do CDI na renda fixa em 2026

Medo de disrupção da IA provoca liquidação histórica em tecnologia

Decisões de juros, Jolts e entrevista com Lula: o que move os mercados