Minhas Finanças

Ações da Sadia e Perdigão sobem com maior exportação de carnes

De acordo com dados da Secex, valor das exportações de carne de frango cresceu 20% em reais, enquanto a bovina avançou 23%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Em dia de queda de 1,01% no Ibovespa, principal índice de referência para a bolsa brasileira, as ações da Sadia (SDIA4) e da Perdigão (PRGA3) subiram, respectivamente, 1,86%, cotadas a 4,92 reais, e 1,16% a 38,33 reais. O descolamento pode ser explicado pela notícia de que as exportações de carne subiram em junho, sinalizando recuperação das vendas.

A equipe da Fator destacou que a recuperação nas exportações durante o mês passado beneficia a Sadia e a Perdigão, que devem sentir o impacto positivo sobre os resultados já no segundo trimestre. Além disso, a retomada dos preços sinaliza que os estoques foram bem adequados à nova realidade de demanda retraída e as companhias devem iniciar a recuperação.

Apesar disso, parte da receita das exportações no segundo trimestre deve ser prejudicada pela apreciação cambial de 11,6% no período. Com isso, foi reiterada a recomendação de compra para as ações da Perdigão e manter para as da Sadia.

Avanço das exportações

De acordo com dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), a carne de frango, por exemplo, teve um avanço de 13,8% no volume exportado, garantindo um avanço de 20,3% no valor em reais em relação ao mês de maio, juntamente com o aumento de 5,7% nos preços dos produtos.

"A carne de frango apresentou um forte desempenho no mês em função da forte retomada de volumes exportados e continuidade da recuperação de preços. Acreditamos que a exportação de frango deve ser impulsionada nos próximos meses pela abertura do mercado Chinês para as aves brasileiras", reforçou a corretora Fator.

O mercado bovino também teve um bom desempenho, crescendo 23,4% em junho em relação a maio, graças ao maior volume e retomada dos preços. Os analistas da Fator esperam que uma recuperação mais intensa ocorram a partir do momento em que os países da União Europeia começarem a mostrar sinais de melhora em sua economia.

As exportações de carne suína, por outro lado, tiveram avanço de apenas 0,4% em valores em reais, apresentando ainda um recuo de preços no período de 1,9%, fato que a equipe justificou com os temores da gripe suína.

"O mercado de suínos deve levar mais tempo para se recuperar em função da forte dependência da Rússia, como importador, pois o país é um dos que mais sofre com a restrição de crédito e desaceleração econômica", disse.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Quanto eu teria hoje se tivesse investido em Embraer no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido na Cogna no começo do ano?

Quanto eu teria hoje se tivesse investido R$ 1 mil na bolsa no começo do ano?

Mega Sena 2.963: ninguém acerta e prêmio acumula para R$ 63 milhões