São Paulo - Com 400 mil reais é possível comprar imóveis de três dormitórios no bairro paulistano do Morumbi ou de dois quartos na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Nesta faixa também é possível encontrar um apartamento de quarto dormitórios em Buritis, em Belo Horizonte, ou um de dois dormitórios na Asa Sul, em Brasília. A pedido de EXAME.com, o site Urbanizo selecionou 20 imóveis à venda por volta de 400 mil reais em Belo Horizonte, Distrito Federal,Rio de Janeiro e São Paulo, que são as quatro regiões cobertas pelo site. O Urbanizo faz parte da Buscapé Company e reúne os dados dos anúncios dos principais sites de classificados de imóveis do Brasil, como Imovelweb e Zap Imóveis. Para ajudar na avaliação sobre a localização dos imóveis encontrados, diretores da Lopes, a maior empresa de intermediação e consultoria de lançamentos imobiliários do país, fizeram comentários sobre cada um dos bairros em que eles se encontram. Clique nas fotos e veja quais são os tipos de imóveis que você consegue comprar dentro desta faixa de valor.
"A Água Rasa é uma região da zona leste que tem acesso a importantes vias, como a Salim Farah Maluf, Anhaia Mello e Sapopemba, e aproveita bastante a infraestrutura de comércio, lazer e entretenimento da Moocae do Tatuapé. E é uma região mais barata, por isso também tem poder de atração. Enquanto na Mooca e no Tatuapé por 400 mil reais você encontra imóveis de 60 ou 65 metros quadrados, na Água Rasa há apartamentos de 80 metros quadrados por esse valor" - comentário de Leandro Caramel, superintendente de atendimento da Habitcasa, empresa do grupo Lopes. Link para o anúncio.
"O Ibirapuera é um dos bairros com preço mais elevado de São Paulo por ser um dos lugares mais desejados para moradia, tanto pela sua posição geográfica, quanto pelos fáceis acessos - como pelas avenidas 23 de Maio e pela Pedro Álvares Cabral - e pela proximidade com o Parque Ibirapuera. E também é um bairro que tem uma boa infraestrutura de transporte público. Dependendo da localização do imóvel, pode ficar bem perto do metrô Paraíso, por exemplo." - comentário de Leandro Caramel, Superintendente de atendimento da Habitcasa, empresa do grupo Lopes. Link para o anúncio.
"O Tatuapé tem muitos moradores que buscam manter a proximidade com os pais e que queren morar no lugar onde viveram a vida inteira. Nessa faixa de 400 mil reais é possível encontrar imóveis de dois ou três dormitórios. O bairro tem pontos fortes acesso, como a Salim Farah Maluf e tem bastante opção de entretenimento, tem o Shopping Anália Franco, o Shopping Tatuapé e o Boulevard Tatuape e o Parque Ceret (também chamado Parque Anália Franco)" - comentário de Leandro Caramel, Superintendente de atendimento da Habitcasa, empresa do grupo Lopes. Link para o anúncio
"Moema é uma região farta de infraestrutura de lazer e comércio. É um bairro com imóveis mais compactos e com um público jovem que tem condição de morar perto do trabalho, próximo ao Itaim, ao Campo Belo e à avenida Engenheiro Luis carlos Berrini. O bairro tem bons acessos pelas avenidas Ibirapuera, Santo Amaro e Bandeirantes e em alguns pontos é bem próximo ao aeroporto, o que é bom para pessoas que viajam com frequência" - comentário de Leandro Caramel, Superintendente de atendimento da Habitcasa, empresa do grupo Lopes. Link para o anúncio.
"A Barra é uma região muito bonita, com praias belíssimas. Tem muitas áreas de convivência e tem o recém-lançado shopping Village Mall, que é um shopping com muitas lojas de luxo. A Barra é a grande vedete do mercado imobiliário, é onde se concentra o maior número de lançamentos no Rio de Janeiro e é um lugar muito procurado por quem quer melhorar o padrão de moradia" - comentário de Luigi Gaino, diretor geral da Lopes do Rio de Janeiro. Link para o anúncio.
"O Maracanã é uma região da zona norte do Rio que não fica muito distante do centro. Durante muito tempo, o estádio do Maracanã polarizava muita coisa no bairro, por isso o bairro foi crescendo ali em volta. Ele não tem o mesmo status de bairros como a Tijuca e a Barra, mas vem sofrendo uma série de intervenções do governo para promover melhorias na infraestrutura que devem transformar a região. Por isso o mercado imobiliário tem visto o bairro como uma das regiões com maior promessa de valorização da cidade" - comentário de Luigi Gaino, diretor geral da Lopes do Rio de Janeiro. Link para o anúncio.
"O Méier tem uma similaridade com a Tijuca, é um bairro familiar também, mas que não tem moradores com a mesma renda per capita que a Tijuca. O bairro tem uma boa infraestrutura, é famoso por ter bons hospitais e tem a proximidade com a Linha Amarela e outros eixos importantes de acesso ao resto da cidade. Existem dois perfis de clientes que procuram o Méier, um deles é aquele que está procurando um apartamento mais novo, com piscina e outro é o cliente que mora no entorno, nos bairros vizinhos e quer se mudar para o Méier porque ele é um bairro melhor, é um bairro muito tradicional" - comentário de Luigi Gaino, diretor geral da Lopes do Rio de Janeiro. Link para o anúncio.
"Há uns 15 ou 20 anos, a Tijuca era um bairro com muita violência, por ser cercada por muitas favelas perigosas, então muitos moradores foram para a Barra. Com a chegada das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadoras), a área foi pacificada e vivemos um 'boom' no bairro. Os preços chegaram a dobrar e continuam sendo vendidos muitos imóveis lá. É um lugar aprazível, um bairro residencial, com padarias, muita infraestrutura e a Tijuca reconquistou o status que tinha perdido pela violência. Atualmente, é um dos bairros mais procurados, mais tradicionais. Fica muito próximo à zona sul, tem saídas fáceis para a zona oeste e também para o centro. Sua posição é estratégica para quem trabalhar nessas regiões" - comentário de Luigi Gaino, diretor geral da Lopes do Rio de Janeiro. Link para o anúncio.
"Águas Claras se caracteriza por ter muitos condomínios fechados, com vários itens de lazer, diferentemente da região do Plano Piloto, que tem prédios mais antigos. É uma região mais barata. Por 400 mil reais é possível encontrar imóveis de 80 metros quadrados, enquanto no Piloto, com esse valor, só existem imóveis de um ou dois dormitórios. É uma região com muitas universidades e uma cidade satélite de pouco mais de 10 anos de vida, mas que já tem uma boa infraestrutura com opções de lazer, cinemas, shoppings, supermercado e hospital" - comentário de Leonel Alves, diretor comercial da Lopes no Distrito Federal. Link para o anúncio
"A Asa Norte veio depois da Asa Sul, então ela tem apartamentos mais novos, com mais infraestrutura, melhor acabamento, o que atrai muitas pessoas. Como qualquer parte do Plano Piloto é uma área bem localizada, fica próxima à Esplanada dos Ministérios, tem shoppings, faculdades, hospitais e é onde os empregos se concentram. A cada dia que passa, o Piloto fica um pouco mais caro, porque as pessoas não querem abrir mão da comodidade da região"- comentário de Leonel Alves, diretor comercial da Lopes no Distrito Federal. Link para o anúncio
"O Lago Norte é uma região com uma alta concentração de apartamentos e a grande maioria fica em cima de lojas de comércio. É uma região totalmente urbanizada, com muita segurança e fica próxima ao Plano Piloto. É praticamente uma cidadezinha dormitório, as pessoas moram ali para viver mais perto do Piloto" - comentário de Leonel Alves, diretor comercial da Lopes no Distrito Federal. Link para o anúncio.
"Águas Claras se caracteriza por ter muitos condomínios fechados, com vários itens de lazer, diferentemente da região do Plano Piloto, que tem prédios mais antigos. É uma região mais barata. Por 400 mil reais é possível encontrar imóveis de 80 metros quadrados, enquanto no Piloto, com esse valor, só existem imóveis de um ou dois dormitórios. É uma região com muitas universidades e uma cidade satélite de pouco mais de 10 anos de vida, mas que já tem uma boa infraestrutura com opções de lazer, cinemas, shoppings, supermercado e hospital" - comentário de Leonel Alves, diretor comercial da Lopes no Distrito Federal. Link para o anúncio.
“Buritis é um bairro que fica colado na zona sul da cidade e tem uma infraestrutura muito grande. O bairro começou com os filhos de pais que moram na zona sul e cresceu muito. Hoje tem bons lançamentos, mas nada de alto padrão, é um bairro de classe média, com boa infraestrutura, com shoppings, escolas, comércio” - comentário de Fernando Antunes, diretor da Lopes em Minas Gerais. Link para o anúncio.
“A grande vantagem do Castelo é que ele fica na região da Pampulha, que é muito boa. O bairro cresceu muito com duas obras grandes que aconteceram em Belo Horizonte, das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado. Com isso, alguns bairros de padrão classe média que já vinham crescendo, como o Castelo e Buritis, estouraram. A região da Pampulha tem shoppings, bons restaurantes e boas escolas. É um bairro mais residencial, com alta qualidade de vida e que tem grandes condomínios” - comentário de Fernando Antunes, diretor da Lopes em Minas Gerais. Link para o anúncio
“Anchieta é um bairro da zona sul que tem imóveis novos que custam em média 7 mil reais por metro quadrado. É um bairro mais valorizado, que fica no mesmo patamar de bairros como Lourdes, Funcionários, Belvedere e Gutierrez. É um bairro com boa infraestrutura, com muitas escolas, shoppings e prédios muito bem acabados” - comentário de Fernando Antunes, diretor da Lopes em Minas Gerais. Link para o anúncio
"Milionários é um bairro de classe média baixa, mais periférico, bem distante do centro, que tem uma estrutura de comércio local, mas que não é muito forte e tem favelas. Por isso, para comprar um imóvel lá com 400 mil reais teria que ser bom apartamento, de mais de três dormitórios" - comentário de Fernando Antunes, diretor da Lopes em Minas Gerais. Link para o anúncio.
“Buritis é um bairro que fica colado na zona sul da cidade e tem uma infraestrutura muito grande. O bairro começou com os filhos de pais que moram na zona sul e cresceu muito. Hoje tem bons lançamentos, mas nada de alto padrão, é um bairro de classe média, com boa infraestrutura, com shoppings, escolas, comércio” - comentário de Fernando Antunes, diretor da Lopes em Minas Gerais. Link para o anúncio.
19. Agora veja os fundos que investem em imóveiszoom_out_map
Hoje tem direito ao abono quem ganha até dois salários mínimos, num total de 25,8 milhões de trabalhadores, mas no futuro limite será de 1,5 salário mínimo