Mercados

Usiminas cai forte na bolsa com possível manobra do governo

Mercado reage mal à notícia de que o governo vai diminuir o imposto de importação do aço


	Usiminas: ações caem com notícia de redução do imposto de importação do aço
 (Nelio Rodrigues/Agência Primeiro Plano/Veja)

Usiminas: ações caem com notícia de redução do imposto de importação do aço (Nelio Rodrigues/Agência Primeiro Plano/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2013 às 12h18.

São Paulo - As ações da Usiminas (USIM3; USIM5) estão em forte queda no pregão desta sexta-feira. O mercado reage à notícia veiculada no jornal O Estado de S. Paulo de que o governo pretende diminuir o imposto de importação de alguns produtos, entre eles o aço. Na mínima do dia, os papéis ordinários chegaram a cair 7,06%, negociados a 7,10 reais. Já as ações preferenciais caíram 7,09%, cotadas a 6,81 reais. 

A medida anunciada faz parte do plano de controle da inflação, prioridade máxima da equipe econômica do governo.

Além do aço, o governo pretende cortar o imposto de importação de resinas, vidro, painéis de parede, borracha, plásticos, alumínio e outros insumos industriais.

As alíquotas do importo de importação foram elevadas no ano passado, com o objetivo de proteger a indústria.

Já com as margens pressionadas por conta da desvalorização do real, que eleva os preços do minério de ferro e do carvão, a Usiminas fica em uma situação ainda mais complicada.

Segundo Felipe dos Reis, analista do Santander, a expectativa era de que a empresa pudesse repassar o custo mais alto da sua matéria prima através do amento de preços, o que fica mais improvável caso essa medida do governo se concretize. 

O analista classifica os papéis da Usiminas como desempenho abaixo da média do mercado, e projeta preço-alvo de 9 reais. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasSiderúrgicasSiderurgiaSiderurgia e metalurgiaUsiminasEmpresas japonesasB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal