Invest

Super Quarta com Fed e Copom, Ser, Ambipar e o que mais move o mercado

Mercado internacional segue em tom de cautela à espera de decisão de política monetária americana; no Brasil, Copom deve subir Selic para 4,25%

Jerome Powell: presidente do Federal Reserve (Andrew Harrer/Getty Images)

Jerome Powell: presidente do Federal Reserve (Andrew Harrer/Getty Images)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 16 de junho de 2021 às 07h04.

Última atualização em 16 de junho de 2021 às 07h41.

O tom de cautela predomina no mercado internacional nesta quarta-feira, 16, com investidores à espera da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed). Ainda que as expectativas de manutenção dos juros no intervalo próximo de 0% sejam unânimes, o mercado irá monitorar o ímpeto do Fed em manter os atuais níveis de injeção de dinheiro na economia. Na ata da última reunião, a discussão chegou a ser levantada, considerando os dados da retomada econômica dos Estados Unidos.

Embora a percepção de manutenção de estímulos tenha ganhado força nas últimas semanas, o índice de preços ao produtor, divulgado na véspera, ficou mais uma vez acima do esperado, reacendendo preocupações sobre a inflação no país. 

Para esta reunião, o Fed terá como pano de fundo sucessivas altas de dados de inflação e números de pedidos de seguro desemprego em constante declínio. Por outro lado, alguns indicadores da economia americana ainda sugerem a necessidade de políticas estimulativas.

Nos Estados Unidos, as vendas do varejo não crescem desde março e, em maio, tiveram queda mensal de 1,3%. Já o principal indicador do mercado de trabalho americano, o relatório de empregos não-agrícolas, tem mostrado que o ritmo da criação de emprego está mais baixo do que o esperado. 

O discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, está previsto para às 15h30, meia hora após o anúncio da decisão de juros.

yt thumbnail

Copom

No Brasil, onde o Comitê de Política Monetária (Copom) também definirá sua taxa de juros, todas as apostas estão em uma elevação de 0,75 ponto percentual, com a taxa Selic passando para 4,25% ao ano. 

A dúvida é em relação ao comunicado. Com o IPCA já muito distante do topo da meta de 5,25% para este ano, tem crescido a expectativa de um posicionamento mais duro, com sinalizações de que será feito o necessário para um maior controle da inflação de 2022. 

Por aqui, a decisão será feita sob uma melhora na perspectiva de retomada econômica, após o PIB do primeiro trimestre surpreender positivamente e grande parte do mercado revisar projeções de crescimento para cima.

“Este ambiente de atividade mais forte que o esperado tem antecipado nossas expectativas de fechamento do hiato do produto e, como consequência, abre mais espaço para repasse de preços do atacado para o consumidor final. Portanto, para evitar que o IPCA do próximo ano não descumpra as regras de meta de inflação, é prudente que o Banco Central faça um comunicado mais duro”, avalia a equipe de Research do BTG Pactual Digital.

Ser Educacional

A Ser (SEER3) fechou um financiamento de 200 milhões de reais com o International Finance Corporation, do Banco Mundial, que será pago em 7 anos. A taxa de juros média que paga pelo financiamento será de 2,55% ao ano + CDI. 

“Os recursos vão assegurar investimentos na atualização das plataformas de ensino a distância dos estudantes e o desenvolvimento de produtos para ajudar as unidades educacionais a enfrentar a crise provocada pela pandemia”, afirmou em fato relevante.

Ambipar

Os planos de aquisição da Ambipar (AMBP3) seguem a todo vapor. Na última noite, a companhia de gestão de resíduos anunciou a compra da Ecológica Nordeste e da Ecológica Gestão Ambiental. A compra foi a oitava realizada pela empresa somente neste ano. Os valores envolvidos não foram divulgados. 

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valores

Mais de Invest

Empresa de telemedicina desiste de versão alternativa do Wegovy nos EUA

Como declara investimento em ações no Imposto de Renda 2026

Pix fora do ar? Forma de pagamento passa por instabilidades neste sábado, 7

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA