(Tom Williams/ AFP via/Getty Images)
Guilherme Guilherme
Publicado em 16 de março de 2022 às 06h30.
Bolsas asiáticas fecharam em forte alta, e os principais índices de ações da Europa e os futuros de Nova York operam com ganhos acima de 1% na manhã desta quarta-feira, dia 16, na medida em que um cessar-fogo para a guerra parece mais próximo. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a sinalizar que deve aceitar o principal pleito de Vladimir Putin, presidente da Rússia, de desistência da entrada na Otan, dizendo que os termos são "realistas".
Na Ásia, o impulso vem da sinalização do governo da China de que vai recuar das restrições para a listagem de companhias do país no exterior, com promessa de apoio ao mercado financeiro e à economia local.
Mas nenhum outro assunto deve prender mais as atenções do mercado nesta quarta do que as decisões de juros dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos. A inflação em níveis historicamente elevados tem pressionado as políticas monetárias do mundo inteiro e a expectativa é a de que o ciclo alta dos juros americanos comece hoje.
O anúncio oficial do Fomc, o comitê de política monetária do Federal Reserve (Fed), está programado para às 15h (horário de Brasília), com entrevista coletiva de Jerome Powell, presidente do Fed, na sequência, às 15h30.
A expectativa é a de que o Fed eleve sua taxa básica de juros em 25 pontos base, do intervalo entre zero e 0,25% para 0,25% e 0,50%. A coletiva de imprensa com o presidente do Fed, Jerome Powell, está prevista para às 15h30.
Investidores esperam por pistas sobre o ritmo da elevação de juros diante dos impactos da guerra na Ucrânia na inflação. O Índice de Preço ao Consumidor americano está em 7,9% em 12 meses, o maior nível desde 1982.
Projeções de aperto de juros ambém ganham força no Brasil. O estimativa de mercado do último Focus para a Selic de 2022 saiu de 12,25% para 12,75%. Parte dos economistas já projeta a taxa acima de 13% para o fim do ano, com adiamento do início do ciclo de cortes. Para a decisão desta quarta, o consenso é de alta de 100 pontos base, com a Selic saindo de 10,75% para 11,75% ao ano. O comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom) sairá às 18h30.
O aumento do preço tanto da gasolina como do óleo diesel na casa de 20%, anunciado na última semana pela Petrobras (PETR3, PETR4), está entre os principais fatores que levaram à recente piora das perspectivas econômicas. O IPCA esperado para este ano passou de 5,65% para 6,45%, segundo as projeções contidas no boletim Focus.
Inflação e juros altos já têm se refletido negativamente sobre os balanços das principais companhias do país. No Magazine Luiza (MGLU3), a queda de vendas das lojas físicas no quarto trimestre cobrou um preço alto, afetou a rentabilidade e, como consequência, os papéis lideraram as quedas do último pregão.
Outro setor que tem sido bastante afetado pelas condições macroeconômicas é o do mercado imobiliário. Nesta quarta, será a vez de a MRV (MRVE3) apresentar seus números trimestrais de outubro a dezembro de 2021. A pressão é grande após os resultados da Tenda (TEND3) terem aumentado o pessimismo sobre as construtoras.
Marisa (AMAR3) e Bemobi (BMOB3) também divulgarão seus resultados após o encerramento do pregão.
Investidores também devem reagir aos resultados de CVC (CVCB3), Iguatemi (IGTI3), Yduqs (YDUQ3) e Trisul (TRIS3), divulgados na última noite.