Dell: A Southeastern, maior acionista independente da Dell levantou a possibilidade de uma aquisição alavancada com Michael Dell, e expressou interesse em contribuir com seu capital para qualquer negócio. (Stefan Zaklin/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 15 de março de 2013 às 16h46.
Nova York - A empresa de private equity Silver Lake Partners fez uma proposta inicial pela Dell mais baixa, de 11,22 dólares por ação, quando começou a discutir sobre o fechamento de capital com o fundador e presidente-executivo Michael Dell em meados de 2012, de acordo com uma pessoa familiar com a situação.
Desde então, a Silver Lake e Dell aumentaram sua oferta para fechar o capital da terceira maior empresa de computadores pessoais do mundo para 13,65 dólares por ação. Os principais acionistas, incluindo a Southeastern Asset Management, protestaram que a companhia permanece severamente subavaliada com a proposta atual.
Separadamente, a Southeastern, maior acionista independente da Dell, com participação de 8,4 por cento, levantou a possibilidade de uma aquisição alavancada com Michael Dell, e expressou interesse em contribuir com seu capital para qualquer negócio, disse uma segunda pessoa familiarizada com o assunto.
Ambas as fontes pediram para não serem identificadas porque o assunto não é público. A Dell não respondeu imediatamente às solicitações de comentários.
Um cenário mais claro das negociações deve vir a público na última semana de março, em um documento a ser arquivado pela companhia.
A Silver Lake aumentou gradualmente seu preço de oferta para o nível atual, disse uma das fontes.
A CNBC publicou primeiramente a abertura da oferta. De acordo com o canal de negócios, a empresa de private equity KKR também discutiu uma proposta pela Dell entre 12 e 13 dólares por ação, mas desistiu em dezembro.