Mercados

S&P revisa perspectiva de rating grego para negativa

Segundo a agência, o endividado país da zona do euro poderia precisar de mais ajuda de seus credores internacionais


	S&P: a agência confirmou ainda o rating "CCC" da Grécia, que já está em território profundamente especulativo
 (Mario Tama/Getty Images/AFP)

S&P: a agência confirmou ainda o rating "CCC" da Grécia, que já está em território profundamente especulativo (Mario Tama/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2012 às 19h37.

Nova York - A agência de classificação de risco Standard & Poor's revisou nesta terça-feira a perspectiva do rating da Grécia para negativa, dizendo que o endividado país da zona do euro poderia precisar de mais ajuda de seus credores internacionais.

"Após atrasos na implementação de medidas de consolidação orçamentária e pioras na economia grega, acreditamos que é provável que a Grécia necessite de financiamento adicional para 2012 por meio do programa da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI)", disse a S&P em comunicado.

"Estamos revisando a perspectiva nos ratings de longo prazo da Grécia para negativa, refletindo a possibilidade de rebaixamento se a Grécia falhar em assegurar o próximo desembolso do programa da UE e do FMI", completou a nota.

A Grécia fez progressos na busca por cortes orçamentários necessários para dar continuidade a seu programa de resgate, mas inspetores internacionais disseram nesta semana que retornarão ao país em setembro para ver se o trabalho restante estará feito.


Atenas prometeu uma série de reformas e medidas fiscais que cortarão 11,5 bilhões de euros para convencer credores internacionais a manter o governo alinhado com a salvação na forma de 130 bilhões de euros e evitar a falência.

Inspetores do FMI, da Comissão Europeia (órgão executivo da UE) e do Banco Central Europeu (BCE) -órgãos que fazem parte da troika- concluíram uma visita à Grécia no domingo afirmando que as conversas com a nova coalizão de governo foram produtivas.

"Nós vemos probabilidade de falhas, devido aos atrasos relacionados às eleições na implementação de medidas de consolidação orçamentária para o ano atual, assim como piora na trajetória da economia da Grécia", avaliou a S&P.

A agência de classificação de risco afirmou ver a economia grega em contração acumulada de 10 a 11 por cento no período entre 2012 e 2013. O programa da UE e do FMI estima que o Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia será reduzido em apenas 4 a 5 por cento no período, acrescentou a S&P.

A S&P confirmou ainda o rating "CCC" da Grécia, que já está em território profundamente especulativo.

A Moody's, por sua vez, classifica a Grécia como "C", e a Fitch avalia o país como "CCC".

Acompanhe tudo sobre:Agências de ratingMercado financeiroRatingStandard & Poor's

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame