Mercados

S&P revisa perspectiva de rating grego para negativa

Segundo a agência, o endividado país da zona do euro poderia precisar de mais ajuda de seus credores internacionais


	S&P: a agência confirmou ainda o rating "CCC" da Grécia, que já está em território profundamente especulativo
 (Mario Tama/Getty Images/AFP)

S&P: a agência confirmou ainda o rating "CCC" da Grécia, que já está em território profundamente especulativo (Mario Tama/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2012 às 19h37.

Nova York - A agência de classificação de risco Standard & Poor's revisou nesta terça-feira a perspectiva do rating da Grécia para negativa, dizendo que o endividado país da zona do euro poderia precisar de mais ajuda de seus credores internacionais.

"Após atrasos na implementação de medidas de consolidação orçamentária e pioras na economia grega, acreditamos que é provável que a Grécia necessite de financiamento adicional para 2012 por meio do programa da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI)", disse a S&P em comunicado.

"Estamos revisando a perspectiva nos ratings de longo prazo da Grécia para negativa, refletindo a possibilidade de rebaixamento se a Grécia falhar em assegurar o próximo desembolso do programa da UE e do FMI", completou a nota.

A Grécia fez progressos na busca por cortes orçamentários necessários para dar continuidade a seu programa de resgate, mas inspetores internacionais disseram nesta semana que retornarão ao país em setembro para ver se o trabalho restante estará feito.


Atenas prometeu uma série de reformas e medidas fiscais que cortarão 11,5 bilhões de euros para convencer credores internacionais a manter o governo alinhado com a salvação na forma de 130 bilhões de euros e evitar a falência.

Inspetores do FMI, da Comissão Europeia (órgão executivo da UE) e do Banco Central Europeu (BCE) -órgãos que fazem parte da troika- concluíram uma visita à Grécia no domingo afirmando que as conversas com a nova coalizão de governo foram produtivas.

"Nós vemos probabilidade de falhas, devido aos atrasos relacionados às eleições na implementação de medidas de consolidação orçamentária para o ano atual, assim como piora na trajetória da economia da Grécia", avaliou a S&P.

A agência de classificação de risco afirmou ver a economia grega em contração acumulada de 10 a 11 por cento no período entre 2012 e 2013. O programa da UE e do FMI estima que o Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia será reduzido em apenas 4 a 5 por cento no período, acrescentou a S&P.

A S&P confirmou ainda o rating "CCC" da Grécia, que já está em território profundamente especulativo.

A Moody's, por sua vez, classifica a Grécia como "C", e a Fitch avalia o país como "CCC".

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroAgências de ratingStandard & Poor'sRating

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal