Mercados

S&P corta rating da Itália para "BBB"

Agência rebaixou rating soberano do país com perspectiva negativa devido ao mau desempenho da economia


	Crise na Itália: com perspectivas de enfraquecimento da economia italiana, a S&P afirmou ter reduzido a estimativa para o PIB do país em 2013 para uma retração de 1,9%
 (Spencer Platt/Getty Images)

Crise na Itália: com perspectivas de enfraquecimento da economia italiana, a S&P afirmou ter reduzido a estimativa para o PIB do país em 2013 para uma retração de 1,9% (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2013 às 16h30.

Nova York - A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou nesta terça-feira o rating soberano da Itália para "BBB", ante "BBB+", com perspectiva negativa, devido ao mau desempenho da economia do país.

"A ação sobre o rating reflete nossa visão dos efeitos de enfraquecimento na expansão da Itália sobre a estrutura econômica e sua resiliência, e seu desodobramento sobre os mecanismos de transmissão da política monetária", afirmou a agência, em relatório.

Com perspectivas de enfraquecimento da economia italiana, a S&P afirmou ter reduzido a estimativa para o PIB do país em 2013 para uma retração de 1,9 por cento, ante projeção anterior, feita em março, de queda de 1,4 por cento.

A agência Fitch classifica o rating soberano da Itália como BBB-, com perspectiva negativa. Já a nota da Moody's para o país é Baa2, com perspectiva negativa.

Além da economia fraca na Itália, uma crise política na zona do euro também tem atingido o país recentemente, aumentando os temores de que a nação fará pouco ou nenhum progresso breve para melhorar o perfil de seu orçamento.

O primeiro-ministro italiano Enrico Letta se encontrou com membros de sua complicada coalizão de esquerda e direita na semana passada, para tentar amenizar as tensões que diminuíram o ritmo das reformas e afetaram os esforços para manter as finanças públicas sob controle, mas disse estar confiante de que a coalizão estava no caminho certo.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsMercado financeiroAgências de ratingStandard & Poor'sRating

Mais de Mercados

Klabin distribui R$ 1,11 bi em dividendos e emite novas ações

Stellantis vai levar minicarro elétrico da Fiat aos EUA após fala de Trump

Lenda dos investimentos compara Oriente Médio ao Vale do Silício

Coisas estranhas em Wall Street: séries podem derrubar ações da Netflix