Invest

Recessão? Economia dos EUA está enfraquecendo, diz Jamie Dimon, CEO do JPMorgan

Jamie Dimon disse que ainda não é possível afirmar se o país está caminhando para uma recessão ou apenas apresentando crescimento mais lento

CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, faz projeções para a economia dos EUA (Tiffany Hagler-Geard/Bloomberg/Getty Images)

CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, faz projeções para a economia dos EUA (Tiffany Hagler-Geard/Bloomberg/Getty Images)

Publicado em 9 de setembro de 2025 às 15h35.

O CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, afirmou que a economia dos Estados Unidos está mostrando sinais de enfraquecimento. Uma das razões são os dados fracos de criação de emprego.

De acordo com informações do Departamento do Trabalho, o número de empregos não agrícolas no ano fiscal encerrado em março deste ano foi revisado para baixo em 911 mil vagas em relação às estimativas iniciais.

A revisão superou as projeções de Wall Street e representa a maior queda já registrada em mais de 20 anos. “Não sei dizer se está a caminho de uma recessão ou apenas enfraquecendo", disse à CNBC.

Dados de emprego nos EUA

A revisão dos dados mostra que a maior economia do mundo criou bem menos empregos do que o previsto. Isso após relatório apontar que o crescimento do mercado de trabalho praticamente parou em julho, com apenas 73 mil vagas adicionadas.

Após a divulgação, o presidente Donald Trump demitiu o comissário do Departamento de Estatísticas do Trabalho.

Em agosto, o ritmo de geração de empregos seguiu fraco, com aumento de apenas 22 mil postos não agrícolas.

Dimon destacou que, por ser o maior banco dos EUA em ativos, o JPMorgan Chase acompanha uma ampla gama de dados sobre consumidores, empresas e comércio global. Segundo ele, embora a maioria dos consumidores continue empregada e mantendo gastos, a confiança pode estar enfraquecida.

“Existem muitos fatores influenciando a economia neste momento”, afirmou Dimon, citando o enfraquecimento do consumo ao lado de lucros corporativos ainda sólidos. “Precisamos aguardar para ver como a situação se desenrola.”

O executivo também comentou que o Federal Reserve deve reduzir a taxa básica de juros na próxima reunião, mas alertou que a medida pode não ter impacto imediato sobre a economia.

Acompanhe tudo sobre:JPMorganJamie Dimoneconomia-internacional

Mais de Invest

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor