Mercados

Petrobras e bancos puxam alta do Ibovespa

Bolsa paulista firmava trajetória positiva na manhã desta quarta-feira, amparada no avanço de blue chips, entre elas as ações da Petrobras


	Operadores na Bovespa: às 11h09, o principal índice da Bovespa avançava 0,91 por cento, a 47.435 pontos
 (Germano Lüders/EXAME.com)

Operadores na Bovespa: às 11h09, o principal índice da Bovespa avançava 0,91 por cento, a 47.435 pontos (Germano Lüders/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2014 às 10h34.

São Paulo - A bolsa paulista firmava trajetória positiva na manhã desta quarta-feira, amparada no avanço de blue chips, entre elas as ações da Petrobras, enquanto o quadro externo segue no radar, com o resultado da reunião de política monetária do Federal Reserve, previsto para o final da tarde.

O pregão também era marcado pelos vencimentos dos contratos de opções sobre o Ibovespa e do índice futuro.

Às 11h09, o principal índice da Bovespa avançava 0,91 por cento, a 47.435 pontos. No mês, contudo, a queda supera 13 por cento. O volume da sessão somava 731,2 milhões de reais.

As preferenciais da Petrobras subiam 1 por cento e os papéis ON tinham alta de 0,7 por cento, apesar da queda do preço do petróleo e do corte da nota de crédito individual da empresa pela Standard & Poor's. A diretoria da estatal está reunida com jornalistas nesta manhã.

Em nota a clientes, o analista Marco Aurélio Barbosa, da CM Capital Markets, disse que "o mercado começa a especular sobre a troca da diretoria da companhia, que assim como no caso da formação da nova equipe econômica, necessita de nomes que tragam um 'choque de credibilidade' diante das circunstancias".

A alta nos papéis dos bancos Itaú e Bradesco também representavam influência positiva relevante no Ibovespa, assim como as ações da mineradora Vale.

O setor siderúrgico seguia em destaque na ponta positiva do índice, com CSN e Usiminas avançando mais de 4 por cento e Gerdau subindo 2,7 por cento. Em nota a clientes na véspera, o BTG Pactual citou, entre alguns pontos para entender o movimento, que o setor caiu muito no acumulado do ano em dólar, que a desvalorização do real é positiva às companhias, e que a matéria-prima parece ter estabilizado. Mas disse manter a visão negativa para o setor.

Gol experimentava uma trégua nesta sessão, em meio ao alívio no câmbio e a manutenção da queda dos preços do petróleo, após perder quase 18 por cento nas últimas três sessões.

A companhia aérea também disse que a demanda total por voos da empresa subiu 8 por cento em novembro. Comentários de membros da nova equipe econômica do governo federal também repercutiam positivamente.

O futuro ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reforçou o cenário de ajuste fiscal, enquanto o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que o país está num momento de acertos da economia.

"É o que as pessoas querem ouvir", disse o chefe da mesa de renda variável da corretora de um banco, que pediu para não ter o nome citado.

Nos Estados Unidos, os futuros acionários também avançavam após três dias de perdas nos principais índices em Wall Street, antes da última decisão do banco central norte-americano, que pode definir o cenário para a alta de juros aguardada para 2015.

O Fed divulga o seu comunicado às 17h. O futuro do S&P 500 subia 0,55 por cento.

Apesar da continuidade da declínio dos preços do petróleo e a retomada da queda do rublo após breve alívio, o mercado índice MSCI para mercados emergentes experimentava uma trégua na onda de aversão a risco, oscilando ao redor da estabilidade.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Warner diz que vai analisar proposta da Paramount em até 10 dias úteis

Ibovespa fecha em alta, mas não se recupera de 'efeito Flávio'; dólar cai

Ações da Warner disparam após Paramount superar proposta da Netflix

Ações da Netflix caem após Paramount voltar à disputa pela Warner