Woodford, que permaneceu 30 anos na Olympus, assumiu o cargo de presidente-executivo em outubro (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 7 de novembro de 2011 às 12h50.
Tóquio - A Olympus (7733.T) demitiu do cargo de presidente-executivo o britânico Michael Woodford, que tentou mudar a gestão de 92 anos da companhia japonesa de câmeras e instrumentos de precisão.
As ações da empresa fecharam a sexta-feira em queda de quase 18 por cento após a Olympus anunciar que o conselho foi unânime na decisão de demitir Woodford, que tem 51 anos e se descreveu, em um artigo de revista, como uma pessoa sem papas na língua e teimosa.
O veterano, que permaneceu 30 anos na Olympus, assumiu o cargo de presidente-executivo em outubro, com elogios à sua performance.
Analistas disseram nesta sexta-feira que a demissão pode atrapalhar os ambiciosos planos de corte de custos de Woodford.
"Tínhamos a esperança de que ele fizesse coisas que seriam difíceis para um executivo japonês fazer, mas ele não entendeu que precisávamos refletir o estilo de gestão que construímos desde o estabelecimento da companhia, há 92 anos", disse o presidente de conselho Tsuyoshi Kikukawa, que ocupará o cargo de presidente-executivo.
Woodford foi um dos poucos estrangeiros a comandar uma grande companhia japonesa.