Invest

No radar: Janet Yellen, follow-on da PetroRio e o que mais move o mercado

Bolsas avançam à espera de discurso de futura secretária do Tesouro americano

Janet Yellen: indicada por Biden para o cargo de secretária do Tesouro (Joshua Roberts/Reuters)

Janet Yellen: indicada por Biden para o cargo de secretária do Tesouro (Joshua Roberts/Reuters)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 19 de janeiro de 2021 às 07h03.

Última atualização em 19 de janeiro de 2021 às 09h23.

Janet Yellen vai ao Senado

Os principais índices de ações mundo afora avançam na manhã desta terça-feira, 19, à espera do discurso de Janet Yellen. Ex-presidente do Federal Reserve e indicada por Joe Biden para assumir o cargo de secretária do Tesouro, Yellen irá participar do Comitê de Finanças do Senado, onde deve alertar para a necessidade da economia americana receber mais estímulos.

Ibovespa a 120 mil pontos: saiba o que se pode esperar da bolsa e das principais ações com a EXAME Research

De acordo com a cópia do discurso obtida pela Reuters, Yellen deve prometer “agir grande”. “Nem o presidente eleito, nem eu, propomos este pacote de alívio sem uma avaliação do peso da dívida do país. Mas agora, com as taxas de juros em mínimas históricas, a coisa mais inteligente que podemos fazer é agir grande”, dirá Yellen, segundo a agência. 

Na última semana, Biden anunciou estímulos de 1,9 trilhão de dólares, que ainda precisam do apoio do Congresso para entrar em vigor.

Caso confirmada, Yellen irá substituir o atual secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, que deixará o cargo na quarta-feira, 20, quando Joe Biden assumirá a presidência dos Estados Unidos.

IGP-M

A FGV irá divulgar nesta terça a segunda prévia do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) de janeiro. A expectativa é de que fique em 1,75%. Na primeira prévia, o indicador de inflação apontou para alta de 1,89%, superando as estimativas de economistas. Embora tenha metodologia diferente da usada para medir o IPCA - referência na política de juros do Banco Central - mais um resultado acima do esperado deve aumentar as pressões para elevação da Selic. Segundo o Boletim Focus, o mercado espera que até o fim do ano, a Selic passe dos atuais 2% ao ano para 3,25%.

Follow-on da PetroRio

A PetroRio anunciou que fará uma oferta subsequente de ações (follow-on, em inglês) de distribuição primária de 29,7 milhões de ações. Dependendo da demanda pelos papéis, a oferta pode ser acrescida em mais 7,7 milhões de ações. 

Considerando o valor de fechamento do último pregão (72,84 reais por ação), a oferta pode levantar 2,724 bilhões de reais - contando o lote adicional. O preço por ação será definido no próximo dia 26, quando encerra o procedimento de bookbuilding e as apresentações para potenciais investidores.

BlackRock aumenta fatia na Energisa

Com 53,206 milhões de ações preferenciais da Energisa, a BlackRock passou a deter 5,02% da companhia. Também possuem participação relevante na empresa Gipar, Itaú e Ronaldo Cezar Coelho.

Enjoei e C&A

A C&A firmou parceria com a companhia de e-commerce Enjoei, especializada em vendas de artigos usados. Chamada “Novo de Novo”, a campanha conjunta dará à empresa de vestuário uma página especial dentro do acervo da Enjoei Pro.

EXAME Flash

Ouça um rápido resumo das principais notícias e destaques do Brasil e do mundo em uma curadoria especial do time da Exame.

 

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valores

Mais de Invest

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"