Mercados

No radar: debate e o que mais move o mercado nesta terça

Com aproximação de eleições americanas, Donald Trump e Joe Biden fazem o primeiro debate

Joe Biden x Donald Trump: primeiro debate ocorrerá nesta noite (Montagem EXAME. (Foto Biden: Stefani Reynolds. Foto Trump: Bloomberg)/Exame)

Joe Biden x Donald Trump: primeiro debate ocorrerá nesta noite (Montagem EXAME. (Foto Biden: Stefani Reynolds. Foto Trump: Bloomberg)/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2020 às 07h03.

Última atualização em 1 de outubro de 2020 às 08h59.

Os mercados iniciam os trabalhos desta terça-feira, 29, em tom levemente negativo, após as principais bolsas do mundo terem registrado ganhos significativos no início da semana. A tensão antes do primeiro debate entre Donald Trump e Joe Biden também aumenta a cautela entre os investidores.

Debate

A expectativa é de um debate acalorado e a provocações já começaram. Na véspera, o presidente Trump sugeriu que o candidato democrata faz uso de drogas e pediu que fosse feito um teste para aferir se Biden não fez uso de substâncias antes do debate. Biden, por sua vez, deve explorar o mais recente escândalo envolvendo o presidente americano, que, segundo o jornal New York Times, ficou dez anos sem pagar imposto.

Inflação

Apesar de alguns sinais de recuperação da economia brasileira, a inflação vem dando as caras, com estimativas de que o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de setembro tenha alta mensal de 4,60%. Embora membros do Banco Central afirme que a inflação é pontual, caso confirmada as expectativas, será a maior alta mensal desde novembro de 2002.

Petrobras

A Petrobras iniciou a fase não-vinculante para a venda de toda sua participação nos 26 campos de produção terrestres e de águas rasas da do Polo Potiguar, localizada na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. A produção média do Polo de janeiro a agosto deste ano foi de 23.200 barris de óleo por dia e 108.000 m³ de gás natural. A venda faz parte da estratégia de desinvestimentos da companhia.

Restoque

A Restoque, das marcas Le Lis Blanc e Dudalina, informou que seu plano de recuperação judicial foi homologado e anunciou uma nova emissão de debêntures com vencimento em 2025 e início de amortização em 2023.

Retrospectiva

Com o anúncio do Renda Cidadã pressionando os negócios no mercado, o Ibovespa encerrou o pregão de segunda-feira, 28, em queda de 2,41%, em 94.666,47 pontos, na contramão das principais bolsas de valores do mundo. Já o dólar subiu 1,42% para 5,633 reais, o maior patamar desde maio.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Mercados

BTG retira Petrobras (PETR4) da carteira para agosto, mas ainda se mantém no setor de petróleo

Ibovespa opera em alta com investidores avaliando as decisões do Fed e Copom; dólar sobe a R$ 5,69

Meta anima investidores com vendas acima da expectativa

Decisão de juros na Inglaterra, repercussão do Copom, balanço da Apple e PMIs: o que move o mercado

Mais na Exame