Invest

No radar: balanço da Vale, GPS estreia na B3 e o que mais move o mercado

Com previsão de oito novas empresas na bolsa e balanços das principais companhias do Brasil e do mundo, semana promete ser uma das mais agitadas do ano

Mina da Vale no Pará (Germano Lüders/Exame)

Mina da Vale no Pará (Germano Lüders/Exame)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 26 de abril de 2021 às 06h49.

Última atualização em 26 de abril de 2021 às 07h52.

Os principais índices de ações oscilam próximos da estabilidade nesta manhã de segunda-feira, 26, que marca o início de uma das semanas mais agitadas da temporada de balanços do primeiro trimestre.

A pandemia está mexendo com a economia e os negócios em todo o mundo. Venha aprender o que realmente importa na EXAME Invest Pro

Entre as empresas que devem divulgar resultado nesta semana estão algumas das mais valiosas do mundo, como Microsoft, Alphabet, Apple, Facebook e Amazon. Queridinha dos investidores, a Tesla apresenta seu balanço já nesta segunda. 

No Brasil, a temporada de balanços, iniciada na última sexta-feira com o resultado da Usiminas, esquenta com a divulgação de algumas das maiores companhias de commodities do país. Os grandes bancos, que possuem participação relevante no Ibovespa, também começam a apresentar seus resultados ao longo da semana.

Vale

Após o encerramento do pregão desta segunda, será a vez da Vale apresentar o resultado do primeiro trimestre. No mercado, a expectativa é de que a empresa apresente margens elevadas, com o minério de ferro sendo negociado em patamares elevados, acima de 150 dólares a tonelada. 

Por outro lado, a produção de minério de ferro, já divulgada na última semana, representou uma queda de 9,2% em relação ao mesmo período de 2020, decepcionando investidores. 

yt thumbnail

Hypera

Neste pregão, investidores também devem repercutir o resultado da Hypera (HYPE3), apresentado na noite de sexta-feira, 23. No primeiro trimestre, a companhia teve lucro líquido de 307,66 milhões de reais - um crescimento anual de 26,3%. 

Já a receita da companhia atingiu 1,331 bilhão de reais, ficando 43,7% acima do registrado no mesmo período do ano passado e superando o consenso de mercado de cerca de 1,1 bilhão de reais. A melhora, segundo a empresa, foi impulsionada pela receita com os medicamentos adquiridos da Takeda e da família Buscopan

IPOs

Além de balanços, a semana também deve ser uma das mais agitadas da agenda de ofertas públicas iniciais (IPO, na sigla em inglês), com até oito estreias de ações previstas até sexta-feira, 30.

GPS

Nesta segunda, será a vez do Grupo GPS (GGPS3) debutar na B3. Com as ações precificadas a 12 reais, a empresa de serviços de limpeza e segurança levantou 2,490 bilhões de reais. A empresa espera utilizar o dinheiro para aquisições e fortalecimento de caixa. 

Agenda econômica

Além da tradicional divulgação do boletim Focus, nesta segunda, também serão apresentados os dados de investimentos estrangeiros diretos no Brasil. Referente a março, a expectativa do mercado é de que o volume de investimentos tenha sido de 7,5 bilhões de dólares, abaixo dos 9 bilhões de dólares de fevereiro.

Nos Estados Unidos, a principal divulgação ficará com os pedidos de bens duráveis de março, para os quais o mercado espera um crescimento de 2,5% em relação ao mês anterior.

Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME

Acompanhe tudo sobre:Balançosbolsas-de-valoresIPOsVale

Mais de Invest

TCU aprova acordo entre Oi e Anatel sobre telefonia fixa e prevê R$ 5,8 bi em investimentos

Mega-Sena acumulada: quanto rendem R$ 170 milhões na poupança

Fed reconhece queda na pressão inflacionária, mas dirigentes querem mais confiança para reduzir juro

ITCMD: Saiba o que é, qual o valor e como funciona

Mais na Exame