Mercados

Moeda chinesa tem maior valorização dos últimos dez anos

Hoje, 6.4944 iuanes valiam um dólar norte-americano, 1,14% mais do que em 5 de fevereiro, o último dia de negociação antes das férias do Ano Novo Lunar


	Iuane: o presidente do Banco do Povo da China culpou os especuladores estrangeiros pela volatilidade do iuane
 (China Photos/Getty Images)

Iuane: o presidente do Banco do Povo da China culpou os especuladores estrangeiros pela volatilidade do iuane (China Photos/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2016 às 10h19.

A moeda chinesa, o iuane, valorizou hoje (15) mais de 1% em relação ao dólar. Foi o maior aumento em mais de dez anos, após o Banco Central chinês ter rejeitado indícios de futuras desvalorizações.

Hoje, 6.4944 iuanes valiam um dólar norte-americano, 1,14% mais do que em 5 de fevereiro, o último dia de negociação antes das férias do Ano Novo Lunar.

A agência Bloomberg informou que esta foi a maior valorização num único dia desde 2005.

Numa entrevista publicada no último fim de semana na revista chinesa Caixin, o presidente do Banco do Povo da China (Pboc, Banco Central), Zhou Xiaochuan, culpou os especuladores estrangeiros pela volatilidade do iuane e afirmou não haver indicador de que a moeda voltará a desvalorizar.

"Não há fundamentos para uma depreciação contínua", afirmou.

A economia chinesa cresceu em 2015 num ritmo mais lento desde 1990 - 6,9%. O país tem experimentado uma fuga de capital face ao abrandamento econômico e que terá resultado na desvalorização da moeda.

Em janeiro, Pequim desvalorizou a moeda em 1,4%, na oitava sessão consecutiva em queda.

Em meados de agosto, a moeda chinesa recuou quase 5% no espaço de uma semana, num período de acentuada queda nas exportações chinesas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmbioDólarMoedasChinaIuane

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal