Minério de ferro e cobre ampliam ganhos com estímulos da China
O minério de ferro acumula alta de 15% em junho e é negociado perto da maior cotação em cerca de dois meses
Agência de notícias
Publicado em 16 de junho de 2023 às 09h40.
Commodities industriais como o cobre e o minério de ferro caminham para o terceiro avanço semanal seguido em meio a apostas crescentes em mais medidas de estímulo do governo na China, o maior consumidor de metais.
O minério de ferro acumula alta de 15% em junho e é negociado perto da maior cotação em cerca de dois meses, impulsionado por expectativas de estímulo, melhora das margens das usinas e baixos estoques nos portos. O cobre está no maior patamar em mais de um mês.
Políticas de incentivo
A China vai acelerar os trabalhos para elaborar e implementar políticas que estimulem o consumo, disse a porta-voz da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Meng Wei, em apresentação mensal. Na quinta-feira, o Banco Popular da China reduziu a taxa para empréstimos de um ano . Dados desta semana mostraram que o investimento imobiliário, a produção industrial e o crescimento das vendas no varejo se desaceleraram ou ficaram abaixo das expectativas.
O Conselho de Estado avalia um amplo pacote de propostas de estímulo para setores como o imobiliário, informou a Bloomberg News no início desta semana.
Embora o rápido rali do minério de ferro tenha gerado preocupações sobre uma possível intervenção do governo para esfriar o mercado, o otimismo em torno dos estímulos vai continuar a sustentar os preços, disse Wei Ying, analista da China Industrial Futures.