Mercados

Mercado penaliza as ações da Gol de forma exagerada, diz Santander

Banco analisa que a forte queda dos papéis no ano cria um ponto de entrada atrativo

Analistas acreditam que o setor aéreo na América Latina irá registrar um desempenho acima da média (Divulgação/EXAME)

Analistas acreditam que o setor aéreo na América Latina irá registrar um desempenho acima da média (Divulgação/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de junho de 2011 às 06h12.

São Paulo – O cenário adverso para os preços dos combustíveis está evitando que as companhias aéreas da América Latina registrem a valorização justa no mercado de ações, analisa o banco Santander.

Entre elas, a Gol (GOLL4) é a mais afetada, com recuo no ano totalizando 24,31%. Para os analistas, a queda é uma “reação exagerada” do mercado ao atual cenário desfavorável para o preço do combustível de aviação.

Em relatório, os analistas Caio Dias, Bruno Amorim, Alexandre Amson e Cristian Jadue preveem uma depreciação na cotação da commodity, o que fará com que as empresas aéreas registrem desempenho acima da média do mercado.

“Os especialistas da indústria de óleo e gás veem como temporário o avanço na cotação do petróleo e não esperam que isso deva perdurar por muito tempo. Nós incorporamos esta expectativa em nossas estimativas”, afirmaram.

O banco estima que o preço do petróleo do tipo WTI chegará a 95 dólares o barril em 2011 e que sofrerá uma redução para 85 dólares o barril em 2012.

A Copa é a preferida

A Copa Airlines foi classificada como a favorita do setor. “Mesmo apesar da alta lucratividade esperada, do bom modelo de negócios e do forte balanço, a ação da empresa está sendo negociada com um desconto de 31% diante do preço sobre o lucro esperado para 2012, em comparação aos seus pares latino-americanos”, explicam os analistas.

O preço-alvo para as ADRs (American Depositary Receipts) da Copa Airlines ficou estabelecido em 81 dólares, o que representa um potencial de valorização de 32%. A recomendação é de compra.

Ponto de entrada na Gol

De acordo com o Santander, a reação contrária do mercado diante do cenário desfavorável de preços dos combustíveis provocou a forte queda das ações da Gol no acumulado do ano, “o que acreditamos ter criado um ponto de entrada atrativo nas ações preferenciais (GOLL4) e nas ADRs da companhia”.


Após o recente desempenho abaixo da média do mercado registrado pela empresa brasileira, os papéis da Gol estão sendo negociados com desconto de 27% frente aos seus pares na América Latina diante do preço sobre o lucro projetado para 2012.

“Embora tenhamos reduzido nossas estimativas, ainda projetamos um fluxo de caixa e uma lucratividade favorável para a companhia aérea nos próximos anos, o que deve torná-la capaz de manter sua desalavancagem”, afirmam.

As ações preferenciais da Gol receberam o preço-alvo de 26 reais até o final de 2012, o que significa um potencial de alta de 37,93% diante da cotação de 18,85 reais vista no fechamento do pregão de sexta-feira (10). A recomendação é de compra.

Sucesso na união entre TAM e LAM

Os analistas do Santander também estão confiantes de que a fusão entre a brasileira TAM e a chilena LAN deve se materializar. “Vemos as ações da TAM como o veículo de investimento mais atrativo para capturar o potencial valor desta transação”, estimam.

“Por uma série de razões nós acreditamos que tantos os órgãos antitruste do Brasil e do Chile irão aprovar o negócio, o que esperamos que seja concluído no primeiro trimestre de 2012”, concluem.

Os papéis preferenciais da TAM (TAMM4) receberam o preço-alvo de 45 reais até dezembro de 2012, o que significa um potencial de alta de 39,92% frente à cotação de 32,16 reais vista no fechamento do pregão de sexta-feira (10). A recomendação é de compra.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSetor de transporteServiçosAçõesAviaçãocompanhias-aereasMercado financeiroTAMLatamAnálises fundamentalistasGol Linhas Aéreas

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal