Exame Logo

As ações mais baratas da Bolsa em cada setor

Estudo feito a pedido de EXAME aponta os papéis com preços atrativos em relação ao valor patrimonial em cada segmento

Preço em relação ao patrimônio indica o quanto acionistas estão dispostos a pagar pelo ativo. (Getty Images/Getty Images)
TL

Tais Laporta

Publicado em 12 de setembro de 2019 às 07h25.

Última atualização em 12 de setembro de 2019 às 10h08.

São Paulo — Em tempos de Bolsa em alta, investidores estão mais atentos às oportunidades para pechinchar ativos. Uma boa medida para descobrir se a ação de uma empresa está cara ou barata é o quanto os acionistas estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido.

Dito isto, a divisão do preço de uma ação pelo Valor Patrimonial por Ação (P/VPA) é um dos múltiplos mais usados pelos caçadores de descontos ainda não precificados na Bolsa. Quanto mais baixo o P/VPA de uma ação, mais descontado é seu preço. Em outras palavras, o papel está sendo negociado por um preço abaixo do que valeria de fato - a famosa barganha.

Veja também

Quando esta relação está abaixo de 1, significa que o papel está cotado abaixo do valor patrimonial da empresa. Do mesmo modo, quando a relação é maior que 1, é um indicativo de que a ação pode estar mais cara do que deveria. Os analistas costumam considerar, também, os ativos mais descontados dentro de cada segmento.

A pedido de EXAME, a equipe de research da Ativa Investimentos fez um levantamento exclusivo com as ações mais baratas da Bolsa em cada setor. Segundo os analistas, não se deve considerar apenas um múltiplo para tomar a decisão sobre a compra de ações, de modo que eles são usados apenas como referências.

Veja abaixo quais são as ações mais “baratas” da Bolsa em cada setor:

Setor: Petróleo

Setor: Utilities

Setor: Varejo de moda

Setor: Carnes

Setor: Financeiro

Setor: Shoppings

Setor: Siderurgia

Setor: Mineração

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3Banco Pinebolsas-de-valoresCopelJBSMarisaPreçosUsiminasValeVibra Energia

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame